Preço da carne deve subir na entressafra
28 de junho de 2001
Uruguai fica otimista com visita européia
2 de julho de 2001

Criadores de bonsmara comemoram resultados

A Associação Brasileira dos Criadores de Bonsmara (ABCB), formada há um ano, comemoram os bons resultados do desenvolvimento da raça no País. Os primeiros sêmens e embriões da raça começam a ser vendidos no mercado ainda este ano, e o primeiro leilão de reprodutores está programado para abril do próximo ano.

A raça, específica para pecuária de corte, é considerada pura em seu país de origem, a África do Sul, há 37 anos. A Bonsmara foi desenvolvida a partir do Afrikaner, Shorthorn e Hereford, pelo zootecnista Jan Cornelius Bonsma, na Estação Experimental da província sul-africana de Mara.

Segundo o criador Carlos Maluhy, vice-presidente da ABCB, além de ter grande resistência ao calor e se adaptar em regiões com distribuição irregular de chuvas, a raça apresenta um bom rendimento de carcaça e precocidade. “Os animais criados a pasto podem ser abatidos aos dois anos. A sexualidade das fêmeas é precoce e elas podem ser emprenhadas aos 14 meses”, afirma o criador.

No Brasil, existem 16 criadores associados à ABCB em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás. A ABCB estima que a comercialização de sêmens e embriões poderá movimentar este ano cerca de R$ 550 mil, e o leilão dos reprodutores deverá atingir R$ 1 milhão.

fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress