Expossoljá tem o resultado do Ranking Nelore MT
13 de setembro de 2011
Atacado – 13/09/11
13 de setembro de 2011

Curso aborda qualidade na produção animal

O Módulo I do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, realizadoem Jaboticabal (SP),apresentou palestras sobre técnicas de manejo adequado

Promovido pela Universidade do Boi e da Carne (UBC) o primeiro módulo doCurso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, realizado de 31 de agosto a 2 de setembro, em Jaboticabal (SP), contou com a participação de 26 alunos, que puderam conferirpalestras sobre diversas práticas que podem ser aplicadas na pecuária de corte e que trazem resultados eficientes à qualidade da carne.

Entre os temas abordados, destaque para a palestra A Rastreabilidade como um Sistema de Gestão e Qualificação na Produção, ministrada pelo por André Bartocci, pecuarista do Mato Grosso do Sul.Há 20 anos na atividade, Bartocci fez um resumo do que é ou pode ser a moderna pecuária de pasto brasileira que, segundo ele, tem um sistema de produção sustentável que preserva e respeita seu principal componente, o boi. “Rastrear é contar a história de uma produção. Nossa cadeia é muito desunida e todos seus componentes (produção, indústria e varejo) não se comunicam bem. Aceitamos lendas pejorativas e ataques sem reagir, ou seja, somos péssimos contadores de histórias”. E completa, “temos também desafios que passa por reinventar nossa mão-de-obra, melhorar a produção por hectare, erradicar a febre aftosa e consolidar a produção com respeito e dignidade ao boi”.

Entre os presentes, havia profissionais que atuam no controle de qualidade e desenvolvimento de produto nas indústrias, na produção animal, pós-graduandos e estudantes do setor agrário.

Carlos Pavan, da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), foi um dos participantes do Módulo I e destacou a importância dos temas abordados. “O curso me surpreendeu devido à alta qualidade das palestras e a preocupação com o bem-estar animal, que foi um grande destaque durante esse primeiro módulo. Foram apresentadas técnicas de manejo simples, mas que melhoram muito a qualidade de vida e,consequentemente, a qualidade da carne”, afirma.

O II Módulo do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Frigorífico Marfrig, em Promissão (SP), com o tema Qualidade de Carcaças. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail universidadedacarne@nelore.org.br, pelo telefone (11) 3293-8900 ou no site www.nelore.org.br.

Universidade do Boi e da Carne

A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne.

Fotos do evento: http://migre.me/5FSGl

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress