Reposição Macho Nelore – 21/08/07
21 de agosto de 2007
EUA se negam a informar subsídios ao etanol
23 de agosto de 2007

Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas reúne representantes do setor pecuário de todo o Brasil

O curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, que começou no último dia 15, reuniu durante os três dias de programação do módulo I, representantes de diversas áreas da cadeia produtiva da carne do país. O quadro de alunos foi formado por pecuaristas, zootecnistas, médicos veterinários, empresários, técnicos de frigoríficos, administradores de fazendas e estudantes. Ao todo foram 41 alunos vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Maranhão,Tocantins e Paraná. As aulas realizadas no Centro de Excelência Rural - CER, localizado em Jaboticabal (SP), levaram aos alunos discussões sobre diversos temas como a importância da seleção animal, a padronização de lotes, o bem-estar animal, noções de anatomia animal e tendências de mercado, além de aulas práticas de manejo sanitário e apartação no curral.

O curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, que começou no último dia 15, reuniu durante os três dias de programação do módulo I, representantes de diversas áreas da cadeia produtiva da carne do país. O quadro de alunos foi formado por pecuaristas, zootecnistas, médicos veterinários, empresários, técnicos de frigoríficos, administradores de fazendas e estudantes. Ao todo foram 41 alunos vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Maranhão,Tocantins e Paraná.

As aulas realizadas no Centro de Excelência Rural – CER, localizado em Jaboticabal (SP), levaram aos alunos discussões sobre diversos temas como a importância da seleção animal, a padronização de lotes, o bem-estar animal, noções de anatomia animal e tendências de mercado, além de aulas práticas de manejo sanitário e apartação no curral.

Segundo o aluno, médico veterinário, mestre em produção animal, professor da Uniderp (Dourados/SP) e proprietário da InVitro Paraguai, Rafael Ferreira Soria, o curso é uma oportunidade de reciclar informações e encontrar outros profissionais do setor. “As aulas, além de revisar nossos conhecimentos, é uma ótima oportunidade de encontrar representantes de diversas áreas da cadeia e levantar questões com pontos de vista diversificados.”, comenta.

Entre os palestrantes, o professor Mateus Paranhos, que ministrou a aula sobre bem-estar animal, destaca a importância do manejo. “É importante despertar nos criadores a consciência que o manejo não precisa ser agressivo. Com base no conhecimento, podemos controlar o animal sem usar a força.”, afirma. “É preciso desmistificar essa visão que todos tem das raças zebuínas, principalmente o Nelore, com relação a agressividade.”, finaliza Paranhos.

Para o aluno, proprietário da Fazenda Santa Maria, localizada em Cassilândia (MS), Antonio Stocco Neto, mesmo profissionais experientes se surpreendem com determinadas questões que precisam ser discutidas constantemente. “Com o mercado cheio de novidades, o profissional que não se atualizar participando de cursos como esse, não terá condições de conquistar espaço”.

Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas

O curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas é o primeiro curso da Universidade do Boi e da Carne. Dividido em quatro módulos independentes: módulo I – Qualidade na Produção Animal; módulo II – Qualidade de Carcaças; módulo III – Qualidade da Carne e módulo IV – Prática de Julgamento de Carcaça, o curso tem avaliação final em cada um deles. O objetivo é formar jurados de carcaças com uma visão global da cadeia produtiva, capazes de correlacionar a produção animal com os conceitos de qualidade de carne, a logística industrial e as exigências do consumidor moderno.

Nesse primeiro módulo o tema debatido foi a Qualidade na Produção Animal. Entre os assuntos a serem abordados, estão fisiologia do crescimento animal; contribuição dos métodos de seleção para a produção de carne de qualidade; influência da nutrição no desenvolvimento e na terminação de carcaças; padrão ideal de um bovino produtor de carne; noções básicas de bem-estar animal; manejo sanitário; práticas de apartação e manejo no curral; métodos de identificação de acabamento em animais in vivo; tendências de mercado para a valorização pela qualidade.

Universidade do Boi e da Carne

Lançada em meio a Expoinel 2006, a Universidade do Boi e da Carne tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne, além gerar oportunidades de negócio e mercado aos agentes do setor. A Universidade é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB e tem o apoio da Vallée.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress