O frigorífico Frigol, com plantas em Lençóis Paulista (SP), Água Azul do Norte (PA) e São Félix do Xingu (PA), é o mais novo parceiro do Programa Carne Angus Certificada. O acordo foi assinado no dia 19 de junho, durante a 19ª Feicorte, em São Paulo (SP).
A empresa alimentícia já possui a linha de cortes especiais “Prime Beef Angus Frigol”, que deverá receber o selo do Programa Carne Angus Certificada.
Confira abaixo a entrevista com o gerente de originação da Frigol, Danilo Gonzaga de Oliveira, sobre a nova parceria.
BeefPoint: Quais são os requisitos necessários para o produtor participar do Programa?
Danilo G. Oliveira: Os requisitos estão enquadrados em três categorias: sexo, padrão racial e idade.
BeefPoint: Quanto ao sexo, machos e fêmeas serão aceitos no programa?
Danilo G. Oliveira: Sim. Animais de ambos os sexos serão aceitos no programa de certificação. No entanto, os machos inteiros deverão ser abatidos até os 20 meses de idade.
BeefPoint: Em relação ao padrão racial, quais cruzamentos poderão participar do programa?
Danilo G. Oliveira: Serão aceitos cruzamentos com Red Angus, raças zebuínas e européias. No caso dos cruzamentos com zebuínos, a influência zebuína não poderá ultrapassar 50% e nas raças européias de corte como Charolês, Hereford, Braford, Canchim e Santa Gertrudis, serão exigidos no mínimo 50% de “sangue” Angus e no máximo de 25% de “sangue” zebuíno. Animais com influência de raças leiteiras como Holandês, Jersey e Gir não serão aceitos.
BeefPoint: Em relação a idade de abate, qual será o critério adotado?
Danilo G. Oliveira: Serão aceitos apenas animais jovens, com idade de até 30 meses. A idade será avaliada através da cronologia dentária, sendo aceitos animais com até quatro dentes incisivos permanentes. No caso de animais padrão centro-oeste, com 50% de sangue zebuíno, a idade de abate não poderá ser superior a 24 meses (2 dentes).
BeefPoint: Como será feito o controle dos animais certificados?
Danilo G. Oliveira: O controle será feito por uma equipe técnica da Associação Brasileira de Angus que realizará duas inspeções, uma ante-mortem nos currais e outra post-mortem na sala de abate. Os animais serão avaliados individualmente quanto à sua pelagem, conformação geral da carcaça, conformação de cabeça e presença de chifres.
BeefPoint: Qual será a bonificação do produtor que participar do Programa Carne Angus Certificada?
Danilo G. Oliveira: A bonificação varia conforme o peso e o acabamento dos animais, tanto para machos como para fêmeas.
BeefPoint: Quantos animais certificados pelo programa serão abatidos mensalmente na Frigol?
Danilo G. Oliveira: A expectativa inicial é de aproximadamente 800 animais por mês.
BeefPoint: Qual será o destino dessa carne diferenciada?
Danilo G. Oliveira: A princípio, essa carne será comercializada no sudeste, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
BeefPoint: O que significa para a Frigol ser certificado pela Associação Brasileira de Angus?
Danilo G. Oliveira: Significa assegurar autenticidade, qualidade, padrão e procedência ao consumidor. Há tempos buscávamos esta parceria que nos dá a autenticidade de um produto de qualidade superior.
BeefPoint: Qual a mensagem da Frigol para os pecuaristas?
Danilo G. Oliveira: A Frigol conta com o apoio dos criadores de Angus para assegurar o fornecimento constante de animais e garantir um pagamento diferenciado aos pecuaristas que produzem animais de melhor qualidade.
Veja a tabela de premiação do Programa Carne Angus Certificada (a tabela ainda não foi validada pela Associação Brasileira de Angus, poderá sofrer alguns ajustes)