A semana começa com a frente fria responsável pelas fortes chuvas do fim de semana em Estados do Sul e Sudeste ainda localizada na costa do Sudeste, mas esse sistema tende a perder força e ir em direção ao alto mar nos primeiros dias da semana. Assim, as precipitações dão uma trégua à região Sul, mas a região segue em alerta para novos temporais de terça-feira (10/10) para quarta-feira (11/10).
“Um novo sistema frontal começa a se formar, e especialmente de quarta para quinta-feira tem previsão de chuva forte de novo, com ventania, descargas elétricas, risco para granizo e com grande acumulados”, afirma Desirée Brandt, meteorologista da Nottus. Essas chuvas devem ser sentidas desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.
Na quarta-feira, o Estado de Santa Catarina, que já sofreu com temporais, vai receber novamente uma grande quantidade de água com possibilidade de ventanias e queda de granizo no grande oeste, planalto sul e litoral sul. Com isso, o risco para deslizamentos segue alto.
Até o final da tarde desta segunda-feira (9/10), 132 municípios de Santa Catarina contabilizavam diversas ocorrências em virtude das fortes chuvas que atingem o Estado desde a última semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 67 municípios já decretaram situação de emergência. Duas mortes foram confirmadas em Rio do Oeste e Palmeira.
Fim de semana
No fim da semana, entre quinta-feira (12/10) e sexta-feira (13/10), uma nova frente fria vai avançar em São Paulo e deve provocar chuva forte no Estado paulista, em Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, além de diminuir o calor. No sábado (14/10), esse sistema se afasta e o tempo firme volta a predominar em boa parte do país, exceto na faixa entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde o fim de semana terá muita nebulosidade, chuvas fracas e temperaturas amenas.
Enquanto isso, na metade norte do Brasil, a tendência é de uma pequena redução na chuva, que não deixa de acontecer, mas deve ser mais localizada e sem grandes acumulados. Além disso, as temperaturas devem aumentar em Estados do Norte e Nordeste.
Fonte: Globo Rural.