A partir da madrugada desta quarta-feira (11/10), novas tempestades devem atingir a região Sul do Brasil, com destaque para o oeste e noroeste dos Estados. Os temporais devem durar até quinta-feira (12/10), quando se deslocam para o Sudeste, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No decorrer do dia, principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão receber chuva forte, com rajadas de vento acima de 80 km/h e queda de granizo, em razão do ar quente e úmido presente, além de uma frente fria que está de passagem.
O Inmet emitiu um alerta vermelho, que significa “grande perigo”, para o oeste catarinense e o noroeste, sudoeste e centro-ocidental gaúcho. Não descarta-se risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Na quinta-feira, uma massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, empurra a frente fria e as chuvas chegam ao Paraná, áreas de Mato Grosso do Sul e sul, leste e nordeste de São Paulo, incluindo a capital paulista. Todas essas áreas estarão sob risco para temporais.
“Os maiores acumulados de chuva são previstos entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, variando entre 50 a 100 milímetros, podendo superar 100 milímetros de forma pontual”, detalha o Inmet.
Já na sexta-feira (13/10), o Sudeste que espera as maiores chuvas. As chuvas se concentram entre o norte do Paraná, o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com previsão de tempo instável e temporais localizados nesta áreas. O sul de Goiás também pode ser afetado pelas chuvas na sexta.
Com relação ao frio, as temperaturas caem de forma aguda, entre quinta e sábado (14/10) em áreas da região Sul, com temperatura mínima em torno de 5°C na campanha gaúcha e nas serras gaúcha e catarinense. Há possibilidade de geada fraca e isolada em alguns municípios destas áreas no amanhecer da sexta e de sábado.
Fonte: Globo Rural.