Leilão no RS apura médias inferiores ao ano passado
14 de outubro de 2004
RS volta a exportar carne para o Uruguai
18 de outubro de 2004

Determinação de teor de matéria seca na fazenda: método utilizando forno de microondas doméstico

Por Patricia Menezes Santos, Gilberto Batista de Souza, Ana Rita Araújo Nogueira1 e Marco Antonio Alvares Balsalobre2

A determinação do teor de matéria seca em amostras de forragem é feita, normalmente, com o uso de estufas. Esse método é demorado e exige equipamentos específicos que, normalmente, não estão disponíveis em propriedades comerciais. Souza et al. (2002) desenvolveram um método simples e rápido para determinar o teor de matéria seca em forragem utilizando forno de microondas doméstico. O procedimento utilizado é:

1. Pesar uma bandeja plástica (peso A)
2. Adicionar 80 a 100g de forragem e pesar (peso B)
3. Secar em forno de microondas doméstico com a seguinte rampa de aquecimento: 3 minutos a 20% da potência máxima, 10 minutos a 100% da potência máxima e 5 minutos a 50% da potência máxima (é importante seguir essa rampa de aquecimento para evitar que o material queime dentro do forno) (no forno de microondas utilizado para o desenvolvimento do método esses valores corresponderam a uma potência real de trabalho de 165, 626 e 338 watts, respectivamente)
4. Retirar a bandeja do forno, pesar, homogeneizar o material e aquecer novamente por 1 minuto na potência máxima
5. Retirar novamente e pesar a amostra seca (peso C); repetir as operações 3 e 4 até que o peso da amostra fique constante
6. Cálculo:


OBS: Quanto menor a amostra analisada maior deve ser a precisão da balança. O ideal é utilizar uma balança de precisão com duas casas decimais.
OBS: Durante a secagem do material deve-se deixar um copo de água dentro do forno de microondas para evitar que ele queime.
OBS: Para melhor distribuição da radiação, é importante o uso do prato de vidro que permite a circulação da amostra dentro do forno de microondas.

Souza et al. (2002) observaram que a secagem de plantas em fornos de microondas apresentou baixos coeficientes de variação e alta correlação com o método tradicional (estufas) (Figura 1). Além disso, o tempo de secagem com o emprego do forno de microondas é de 18 minutos, enquanto que em estufas esse processo demora entre 12 (estufa a 105oC) e 72 horas (estufa a 65ºC).


Figura 1. Correlação entre os métodos de determinação de matéria seca em amostras de plantas.
Fonte: Souza et al. (2002).

Para se obter melhores resultados com esse método deve-se fazer a calibração prévia do forno de microondas. Essa calibração permite conhecer o valor da temperatura e da potência real de trabalho (em geral, a potência nominal máxima dos fornos domésticos é de 700W) do forno que será utilizado. Nesse caso, deve-se ajustar a potência do forno de microondas durante a secagem para ficar o mais próximo possível dos valores de potência real utilizados durante o desenvolvimento do método (165, 626 e 338 watts) (ver o item 3 descrito acima).

As etapas para a calibração do forno de microondas são:
1. Equilibrar um grande volume de água na temperatura ambiente (23±2 oC)
2. Pesar 1 kg de água e colocar em uma jarra plástica (vidros absorvem microondas e não são recomendados)
3. Medir a temperatura inicial da água (Ti), que deve ser de 23±2 oC
4. Colocar a jarra plástica com água para aquecer no prato do forno de microondas durante 2 minutos na potência indicada como máxima (100%)
5. Remover o frasco, agitar a água e registrar a temperatura (Tf) dentro de no máximo 30 segundos após terminado o aquecimento
6. Substituir a água por outra em temperatura ambiente
7. Repetir as etapas 2, 3, 4, 5 e 6 para 80, 60, 40 e 20% de potência
8. Devem ser realizadas três medidas a cada potência
9. Calcular a potência do forno de acordo com a equação: P=35 (Tf-Ti), onde P é a potência real de trabalho para cada situação (100, 80, 60, 40 e 20% da potência máxima), Tf é a temperatura final e Ti a temperatura inicial.

Comentário:

O método de determinação de matéria seca proposto por Souza et al. (2002) é simples e rápido e pode ser executado na própria fazenda. Ele pode ser aplicado de diversas formas na propriedade como, por exemplo, para calcular a quantidade de cada alimento na mistura da dieta e para determinar o ponto de ensilagem de forrageiras como milho e sorgo. Esse método pode ser utilizado também para determinar a umidade do solo e auxiliar no controle da irrigação.

SOUZA, G.B.de; NOGUEIRA, A.R.A; RASSINI, J.B. Determinação de matéria seca e umidade em solos e plantas com forno de microondas doméstico. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2002. (Embrapa Pecuária Sudeste, Circular Técnica, 33)

________________________________________________
1Embrapa Pecuária Sudeste

2Bellman Nutrição Animal e B&N Consultoria

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress