Furlan considera decisão da Rússia sobre carne um exagero
27 de setembro de 2004
FAO compara produtividade entre países
29 de setembro de 2004

Determinação de teor de matéria seca utilizando forno de microondas

Por Patricia Menezes Santos, Gilberto Batista de Souza, Ana Rita Araújo Nogueira1 e Marco Antonio Alvares Balsalobre2

A determinação do teor de matéria seca em amostras de forragem é feita, normalmente, com o uso de estufas. Esse método é demorado e exige equipamentos específicos que, normalmente, não estão disponíveis em propriedades comerciais. Souza et al. (2002) desenvolveram um método simples e rápido para determinar o teor de matéria seca em forragem utilizando forno de microondas doméstico. O procedimento utilizado é:

    1. Pesar uma bandeja plástica (peso A).
    2. Adicionar 80 a 100g de forragem e pesar (peso B).
    3. Secar em forno de microondas doméstico com a seguinte rampa de aquecimento: 3 minutos a 20% da potência máxima, 10 minutos a 100% da potência máxima e 5 minutos a 50% da potência máxima (é importante seguir essa rampa de aquecimento para evitar que o material queime dentro do forno). No forno de microondas utilizado para o desenvolvimento do método esses valores corresponderam a uma potência real de trabalho de 165, 626 e 338 watts, respectivamente.
    4. Retirar a bandeja do forno, pesar, homogeneizar o material e aquecer novamente por 1 minutos na potência máxima.
    5. Retirar novamente e pesar a amostra seca (peso C); repetir as operações 3 e 4 até que o peso da amostra fique constante.
    6. Cálculo:


Obs: Quanto menor a amostra analisada maior deve ser a precisão da balança. O ideal é utilizar uma balança de precisão com duas casas decimais.

Obs: Durante a secagem do material deve-se deixar um copo de água dentro do forno de microondas para evitar que ele queime.

Obs: Para melhor distribuição da radiação, é importante o uso do prato de vidro que permite a circulação da amostra dentro do forno de microondas.

Souza et al. (2002) observaram que a secagem de plantas em fornos de microondas apresenta baixos coeficientes de variação e alta correlação com o método tradicional (estufas) (Figura 1). Além disso, o tempo de secagem com o emprego do forno de microondas é de 18 minutos, enquanto que em estufas esse processo demora entre 12 (estufa a 105oC) e 72 horas (estufa a 65oC).


Figura 1. Correlação entre os métodos de determinação de matéria seca em amostras de plantas.

Fonte: Souza et al. (2002).

Para se obter melhores resultados com esse método deve-se fazer a calibração prévia do forno de microondas. Essa calibração permite conhecer o valor da temperatura e da potência real de trabalho (em geral, a potência nominal máxima dos fornos domésticos é de 700W) do forno que será utilizado. Nesse caso, deve-se ajustar a potência do forno de microondas durante a secagem para ficar o mais próximo possível dos valores de potência real, utilizados durante o desenvolvimento do método: 165, 626 e 338 watts. Ver o item 3 descrito acima.

As etapas para a calibração do forno de microondas são:

    1. Equilibrar um grande volume de água na temperatura ambiente (23±2 oC).
    2. Pesar 1 kg de água e colocar em uma jarra plástica (vidros absorvem microondas e não são recomendados).
    3. Medir a temperatura inicial da água (Ti), que deve ser de 23±2 oC.
    4. Colocar a jarra plástica com água para aquecer no prato do forno de microondas durante 2 minutos na potência indicada como máxima (100%).
    5. Remover o frasco, agitar a água e registrar a temperatura (Tf) dentro de no máximo 30 segundos depois de terminado o aquecimento.
    6. Substituir a água por outra em temperatura ambiente.
    7. Repetir as etapas 2, 3, 4, 5 e 6 para 80, 60, 40 e 20% de potência.
    8. Devem ser realizadas três medidas a cada potência.
    9. Calcular a potência do forno de acordo com a equação: P=35 (Tf-Ti), onde P é a potência real de trabalho para cada situação (100, 80, 60, 40 e 20% da potência máxima), Tf é a temperatura final e Ti a temperatura inicial.

Comentário:

O método de determinação de matéria seca proposto por Souza et al. (2002) é simples e rápido e pode ser executado na própria fazenda. Ele pode ser aplicado de diversas formas na propriedade como, por exemplo, para calcular a quantidade de cada alimento na mistura da dieta e para determinar o ponto de ensilagem de forrageiras como milho e sorgo. Esse método pode ser utilizado também para determinar a umidade do solo e auxiliar no controle da irrigação.

SOUZA, G.B.de; NOGUEIRA, A.R.A; RASSINI, J.B. Determinação de matéria seca e umidade em solos e plantas com forno de microondas doméstico. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2002. (Embrapa Pecuária Sudeste, Circular Técnica, 33)

___________________________________________________
1 Embrapa Pecuária Sudeste

2 Bellman Nutrição Animal e B&N Consultoria

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress