Com objetivo de divulgar e dar destaque ao trabalho inovador que a Associação Sul-mato-grossense de produtores, Novilho Precoce, vem desenvolvendo, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com alguns pecuaristas da Associação, uma vez que este trabalho merece ser mais conhecido e difundido, pois com certeza poderá inspirar aqueles que buscam a evolução na pecuária.
Confira entrevista com João Borges, pecuarista, proprietária da Fazenda Santa Rita – Terenos – MS
BeefPoint: O que você tem feito desde que entrou na associação que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?
João Borges: Procurar o constante aprimoramento da produção de maneira responsável. Uma busca incessante por produtividade com responsabilidade, evitando erros cometidos e compartilhados por nossos companheiros.
BeefPoint: O que mais tem te motivado a continuar associado?
João Borges: Esta busca incessante por produtividade com responsabilidade, evitando erros cometidos e compartilhados por nossos companheiros.
BeefPoint: Quais ações você tem feito para melhorar sua relação com o frigorífico?
João Borges: Ser e estar associado aos produtores com mesmos propósitos que os meus.
BeefPoint: O que você tem feito para formar novos líderes para sua propriedade?
João Borges: Repassar os conhecimentos que adquirimos pessoalmente e também possibilitar acesso a eles à cursos e palestras.
BeefPoint: Quais os pecuaristas da Novilho Precoce você admira por fazer um excelente trabalho?
João Borges: José Rodrigues da Fazenda Cachoeirão e Totonho da Fazenda Sonho Real.
BeefPoint: O que você implementou de diferente em 2013?
João Borges: Foi um ano de poucas implementações após um ano muito difícil para a pecuária, que foi o de 2012.
BeefPoint: Quais os seus principais planos para 2014?
João Borges: Iremos participar do programa de BPA junto à Novilho Precoce, além de uma análise junto a associação da fazenda em conjunto com o GTPS em que a fazenda será avaliada como um todo em sua maneira e formas de produção.
BeefPoint: Sabendo que aprendemos mais com os erros, do que com acertos, você poderia compartilhar um erro que cometeu durante a atividade?
João Borges: Meu maior erro foi ter demorado muito tempo a me associar.
BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?
João Borges: Devemos sempre ter foco em produção sustentável ambiental e também em produzir de forma economicamente viável, visando lucro sem culpa, visto que apesar de adorar minha atividade conheço inúmeras pessoas que estão abandonando a pecuária pela perda de rentabilidade da mesma.
Série Novilho Precoce:
1 Comment
Parabéns João, sempre um empreendedor.