Mercado Físico da Vaca – 10/06/09
10 de junho de 2009
Mercados Futuros – 12/06/09
15 de junho de 2009

Dicas CFM para o manejo de sobreano

A coleta de dados de Sobreano (18 meses) é a última etapa para a avaliação genética da CFM, quando teremos o resultado da safra e os parâmetros para a seleção dos touros CFM de cada ano.

A coleta de dados de Sobreano (18 meses) é a última etapa para a avaliação genética da CFM, quando teremos o resultado da safra e os parâmetros para a seleção dos touros CFM de cada ano.

Os animais passam por essa avaliação de sobreano, pois já tiveram o tempo necessário para manifestar seu potencial genético para ganho de peso, atravessando na recria um período de seca e um período chuvoso. Esse período é muito importante, pois serve para identificar os melhores animais para o ganho de peso totalmente a pasto e sem o efeito materno do leite e da proteção da vaca.

Para essa coleta de dados, os animais são pesados após um jejum de 12 horas. São realizadas as avaliações visuais de carcaça, constituídas pelo C P M (Conformação, Precocidade e Musculosidade). Com estas informações visuais, a CFM busca identificar e selecionar os animais de melhor profundidade, comprimento e arqueamento de carcaça (Conformação); animais que tenham maior potencial de acabamento da carcaça, atributo bastante valorizado pela indústria frigorífica (Acabamento); e animais com musculatura mais desenvolvida, o que irá refletir em melhores rendimentos no abate (Musculosidade). Todas essas medidas são feitas por uma equipe de avaliadores treinados para máxima qualidade das informações.

Todos os animais, machos e fêmeas, também passam por mensuração de altura, determinação de escore para umbigo e ossatura. Além dessas informações, para os machos ainda é medida a circunferência escrotal, que tem forte relação com a precocidade sexual das fêmeas.

Vale a pena frisar que animais que apresentam um desempenho a pasto melhor são mais eficientes economicamente, já que possuem potencial genético para ganho de peso e precocidade no sistema de produção de menor custo. Por isso é importante buscar fornecedores de genética que desenvolvam seus trabalhos com base num sistema a pasto, evitando riscos de adquirir um animal selecionado num ambiente de “pão-de-ló”, sem potencial para suportar ambientes adversos.

Na CFM, os dados de sobreano de todas as fazendas são agrupados num único banco de dados que, junto com as informações de pedigree, nascimento e desmama, são enviados para a USP-Pirassununga, onde o Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) processa as avaliações genéticas, obtendo as famosas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) que irão orientar no programa de seleção de todo o rebanho.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress