Mercado Físico da Vaca – 09/07/09
9 de julho de 2009
Mercados Futuros – 10/07/09
13 de julho de 2009

Dicas CFM sobre limites genéticos para escolha touros. Início apartação dos touros do Megaleilão CFM

A importância de o pecuarista fazer uso somente de reprodutores com avaliação genética completa (famosas DEPs), é um ponto já exaustivamente discutido e que não deixa mais dúvida quanto ao seu papel dentro de um programa sério e rentável de produção de carne.

A importância de o pecuarista fazer uso somente de reprodutores com avaliação genética completa (famosas DEPs), é um ponto já exaustivamente discutido e que não deixa mais dúvida quanto ao seu papel dentro de um programa sério e rentável de produção de carne.

As DEPs e o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) são atestados de confiabilidade sobre o trabalho de seleção – como o caso do programa da Agro-Pecuária CFM – que garantem que o pecuarista esteja utilizando realmente somente os melhores animais de cada safra. Contudo, para aumentar o retorno e produtividade do touro na hora da compra é necessário também que o pecuarista conheça em detalhes as provas de cada um dos animais pretendidos, a fim de conhecer os pontos fortes da avaliação do touro que farão dele o animal mais indicado para ser o pai das futuras gerações da fazenda.

Para isso, em primeiro lugar, é fundamental que o cliente conheça os pontos da genética do seu rebanho que ele quer aumentar, a fim de buscá-las no momento da compra, destaca Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da Agro-Pecuária CFM. “No caso da CFM, todos os animais tem DEPs positivas e estão, no máximo, entre os melhores 25% melhores animais nascidos em cada safra, o que já garante que o pecuarista esteja levando somente a “nata” da genética CFM para seu rebanho”, diz.

O especialista explica que a tarefa é simples. Por exemplo, se o pecuarista busca aumentar a fertilidade das suas matrizes é importante que ele busque touros de melhores DEPs para perímetro escrotal e PP14 (probabilidade de prenhes aos 14 meses de idade). Já se a procura é por melhor peso de abate e rendimento de carcaça dos produtos, a busca deve priorizar as DEPs de peso ao sobreano e musculatura. “Um produtor de bezerros desmamados não pode jamais descuidar de escolher touros com altas DEPs para peso ao desmame”, esclarece.

Durante o Megaleilão e a Megaloja de touros, a CFM já faz a maior parte deste serviço para o cliente. Os cerca de 1000 touros Nelore CFM e 300 fêmeas, que irão à venda nos dias 12, 13 e 14 de agosto, em São José do Rio Preto/SP, já estão sendo apartados e separados por lotes de acordo com os resultados da avaliação genética. Essa divisão é feita com base no Índice CFM que é composto por peso a desmama, ganho de peso pós desmama, musculatura e perímetro escrotal.

Quanto mais alto o índice melhor a produção dos filhos e filhas, por isso a CFM separa os touros de índice CFM mais altos para a oferta do Megaleilão, onde serão colocados à venda os TOP 10 – melhores 10 touros de toda safra – e mais 400 touros de alto índice CFM, representando os melhores 5% de toda safra CFM. Na Megaloja serão mais 600 touros, com Índice CFM acima de 4,0 pontos, vendidos em sistema de venda direta.

Nesta semana a equipa da CFM esta em plena apartação dos touros a serem ofertados no Megaleilão e Megaloja para então dar início ao catálogo de venda da maior oferta de touros certificados.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress