Foto: P. Silva.
O presente desafia o Uruguai na produção de carne nos temas relacionados com o sanitário, o tarifário e a diferenciação. Precisamente, o Uruguai baixará o peso tarifário, mas, ao mesmo tempo, com uma estratégia de diferenciação, disse o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Tabaré Aguerre, na inauguração da 21a Edição do Congresso Mundial de Carne.
Na inauguração do encontro, realizado no hotel Conrad, de Punta del Este, organização pelo Serviço Permanente Internacional da Carne (OPIC), junto com o Instituto Nacional de Carne (INAC), Aguerre afirmou que é necessário valorizar a importância de “nossos alimentos”.
Ele ressaltou que começa a trabalhar o valor agregado ambiental onde “cremos que temos mais forças que fraquezas”. Ele falou sobre a necessidade de contar com comprovação científica do que se diz. Explicou que ocorreram mudanças muito profundas nos sistemas alimentares animais e vegetais nos últimos 30 anos, sem os quais a humanidade hoje estaria muito mais longe da segurança alimentar do que está. A discussão sobre os transgênicos, por exemplo, não tem base científica que a sustente, embora acabe se transformando em barreiras não tarifárias, mental e cultural.
Ele também afirmou que a produção de carne enfrenta a ameaça da mudança climática, os desafios da biodiversidade, também da saúde humana e de bem-estar animal. Ele disse que todos esses temas devem ser enfrentados com firmeza, com investimento em conhecimento científico, com muita inteligência, especialmente com a forma com que se comunica.
Ele também disse que é necessário encontrar aqueles pontos de coincidência e de interesse que permitam “projetarmos”, como fornecedores de um dos alimentos mais nobres para a nutrição humana, derrubando mitos e paradigmas que às vezes não têm base científica suficiente.
Ele disse que o Uruguai participa de um mercado mundial de carnes de 10 milhões de toneladas, com 400 mil toneladas, construindo estratégias de diferenciação, mediante a construção de políticas públicas.
Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.