A ABCZ – em parceria com o BeefPoint e a Scot Consultoria – promoverá, no dia 8 de maio, a 2ª edição do Fórum Zebu de Ponta a Ponta, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite.
Para conhecer melhor os palestrantes do evento, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com o Dr. Wilson Rondó.
Dr. Wilson Rondó é nutrólogo. Iniciou sua carreira como cirurgião vascular, tendo trabalhado como residente e se especializado na Clinique du Mail La Rochelle, na França. Dedicou-se especialmente à Medicina Preventiva Molecular, especializando-se em Terapias Antioxidantes pelo The Robert W. Bradford Institute, nos Estados Unidos e no Regenerations Zentrum Dr. Kleanthous Embh (Heidelberg) na Alemanha.
Wilson é graduado pela Faculdade de Santo Amaro em 1983. É membro e diplomado pelo American College of Advancement in Medicine, American Academy of Environmental Medicine, além de outras instutições no Brasil e no Exterior.
Possui várias publicações em revistas médicas, além de diversos livros com temas relacionados a nutrição, metabolismo, medicina preventiva e esportiva, oxidação e obesidade.
BeefPoint: Quais são os 3 pontos principais da sua palestra nesse evento?
Dr. Wilson Rondó: Vou falar sobre os benefícios da carne vermelha, esclarecendo a confusão em relação a colesterol, gordura saturada e estudo recente sobre possível efeito envolvendo a carne vermelha no risco cardiovascular.
Os pontos principais da minha palestra Carne e Leite de Zebu na saúde humana serão:
1. Relação com gordura saturada e colesterol
2. TMAO. Novo colesterol?
3. Leite A2
BeefPoint: O que você considera de mais importante para levar adiante esse conceito “Zebu de Ponta a Ponta”, onde a ABCZ trabalha para mostrar as vantagens e diferenciais do zebu como produtor de carne bovina?
Dr. Wilson Rondó: Inicialmente a conscientização dos criadores, de que a nossa carne e leite são extremamente saudáveis, e que podemos cada vez mais nos beneficiarmos disso, pois é exatamente o que o mercado mundial procura.
BeefPoint: Qual sugestão você daria para a ABCZ tornar esse trabalho ainda mais relevante e impactante?
Dr. Wilson Rondó: O enfoque na saúde é fundamental, fato esse que cada vez mais tem sido considerado pela ABCZ, ou seja, o trabalho já está sendo bem feito.
BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte que usam genética zebuína?
Dr. Wilson Rondó: O uso do aprimoramento genético melhora o resultado e o retorno para o criador.
BeefPoint: Qual seu recado para frigoríficos em relação ao uso de zebu como produtor de carne bovina?
Dr. Wilson Rondó: Deveriam estimular a criação a pasto com melhores remunerações ao criador, pois é essa carne que o mundo quer.
Clique aqui para mais informações sobre o evento.