Holanda mantém abate de animais
24 de maio de 2001
Cai exportação de carne uruguaia
28 de maio de 2001

Efeitos da desmama precoce no desempenho de bezerros e eficiência reprodutiva de vacas de corte

Marcelo Manella1 e Celso Boin2

Tradicionalmente, no Brasil, a desmama é feita ao 7/8 meses de idade. Porém, a amamentação dos bezerros faz com que o desempenho reprodutivo das vacas seja prejudicado, quer pelo efeito das constantes mamadas, quer pela maior demanda de nutrientes para a produção de leite. Vacas lactentes, principalmente em períodos de escassez de alimentos, geralmente demoram a manifestar o primeiro cio pós-parto, menores taxas de concepção, e consequentemente, maior intervalo entre partos.

Estudos estão sendo realizados para que este problema seja contornado, quer pela suplementação alimentar pré e pós parto, ou com mamadas interrompidas ou controladas. Porém, em sistemas de criação em grandes áreas, principalmente na região Centro Oeste, esta manejo é de certa forma difícil. Assim, o objetivo de Aroeira et al. (1987) foi o de testar três métodos de desmama definitiva, na tentativa de diminuir o intervalo entre partos das matrizes, e estudar aspectos relativos de crescimento dos bezerros.

O experimento foi desenvolvido, no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte, em Campo Grande. As vacas utilizadas no trabalho (102) foram alocadas em pastos de capim jaraguá e campo nativo, sendo os bezerros destas aleatoriamente desmamados com 3, 5 e 7 meses de idade.

Após a desmama, os bezerros e as bezerras foram mantidos em pastagens de Panicum maximun, sendo que os machos permaneceram até os 12 meses. As fêmeas (40) foram mantidas no pasto de guiné até aos 18 meses, e, após esta idade, foram divididas em dois grupos e alocadas em campo nativo e jaraguá, onde permaneceram até a ocasião da primeira parição.

Na tabela 1 estão apresentadas as médias para intervalo entre partos das vacas de acordo com a idade à desmama durante as estações de monta de 78/79, 79/80 e 80/81. O intervalo entre partos para as vacas que tiveram seus bezerros desmamados precocemente foi inferior aos do desmame tradicional. Vacas cujos bezerros foram desmamados aos 3 e 5 meses apresentaram, nas temporadas de reprodução estudadas, oscilações mais favoráveis de pesos pré-parto do que as vacas cujos bezerros foram desmamados aos 7 meses (tabela 2).

Tabela 1

Tabela 2

O peso aos 12 meses (tabela 3) de idade foi influenciado pela idade a desmama dos bezerros, sendo que bezerros desmamados aos 3 meses apresentaram o pior desempenho. Porém os animais desmamados precocemente não receberam suplementação alimentar, o que provavelmente alteraria este quadro.

Tabela 3

Tabela 4

A desmama precoce diminuiu o intervalo entre partos, com melhora na condição corporal das vacas. A idade mínima para está prática é de 90 dias, sendo que alguns cuidados como a suplementação alimentar até 5-6 meses de idade devem ser considerados, para que não afete o desempenho futuro do animal. Outros autores ainda preconizam o creep feeding no período pré-desmama.

De forma geral, algumas recomendações devem ser levadas em conta para este tipo de prática:

a) desmama de bezerros com peso superior a 90 kg;
b) desmama em época adequada (para o Brasil Central: novembro a janeiro);
c) pastos diferenciados para animais desmamados precocemente;
d) suplementação com ração concentrada até 5-6 meses de idade;
e) uso de “creep-feeding” ou “creep-grazing” na fase pré-desmama;
f) estudo cuidadoso do custo benefício dessa prática.

_____________________________________________________
1. Doutorando em Ciência Animal e Pastagem, Departamento de Produção Animal, ESALQ-USP
2Eng. Agr., PhD, Prof. Convidado,ESALQ/USP, Consultor

Fonte: Aroeira, J.Á.D.C.; Rosa, A.N.; Verneque, R.S. Efeito da desmama precoce sobre o desenvolvimento de bezerros e sobre a eficiência reprodutiva de vacas nelore criadas em jaraguá e campo nativo. Comunicado Técnico 31. Embrapa, 1987

0 Comments

  1. Ubiratan Antônio Deienno disse:

    Tenho um rebanho de vacas nelore PO e comecei fazer mamada interrompida em dois retiros que trabalho com 150 vacas em cada um em estação de inseminação.

    A estação teve início em 15/dez e comecei a fazer a mamada com os bezerros aos 3 meses de idade aproximadamente, ou seja em fevereiro. Adotei uma ração de creep com consumo em torno de 350 gramas por dia. A desmama foi feita em julho com os produtos em torno de 8 meses e a média de peso de 187kilos à desmama.

    Esta média comparada com anos anteriores foi 20 a 30 kilos menor, porém as vacas paridas foram praticamente todas inseminadas e seu escore corporal está muito melhor que nos anos anteriores.

    O stress dos bezerros na desmama também foi muito pequeno, já estão com 20 dias de desmamados e apesar de não os ter pesado, me parece que não perderam peso algum no pós desmama.

    Preciso de uma consultoria sobre a técnica e a nutrição específica para os bezerros em mamada interrompida. Alguem pode me ajudar?

  2. Marcelo Manella disse:

    Prezado Ubiratan Antônio Deienno,

    Interessantes suas observações. O melhor alimento para os bezerros é o leite, e por eles estarem sendo privados, em parte deste alimento, os pesos estão mais baixos.

    Minha sugestão é formular uma ração com aproximadamente 15 a 18% de proteína, e com alta energia. O consumo dever ser ao redor de 1,5kg/dia, dependendo da idade e peso. Ou a opção é adotar rações comerciais com estes níveis.

    Espero que tenha de alguma forma lhe ajudado,

    att.
    Marcelo Manella

plugins premium WordPress