Exportações de frango caíram 4,7% em 2006
30 de janeiro de 2007
Morre Panagpur, consagrado reprodutor da raça Nelore
1 de fevereiro de 2007

Embrapa: pecuária não é vilão do efeito estufa

Trabalho da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos/SP, concluiu que a emissão de metano de todo o rebanho brasileiro não chega a 2% do total desse mesmo gás emitido pelo homem em suas várias atividades. "O dano maior ao ambiente é com relação às queimadas, à devastação de florestas e de áreas agropecuárias", ressalta o pesquisador da unidade, Odo Primavesi.

Cada bovino emite, em média, por ano, de 50 quilos a 60 quilos de metano (CH4) – gás resultante da decomposição da celulose em condições anaeróbicas (falta de oxigênio), considerado mais prejudicial que o gás carbônico (CO2). Os números são do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) – painel internacional que acompanha as mudanças climáticas no mundo. Mesmo com essa constatação, estudos revelam que a pecuária não é a grande vilã do efeito estufa, quando comparada a outras atividades realizadas pelo homem.

Trabalho da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos/SP, concluiu que a emissão de metano de todo o rebanho brasileiro não chega a 2% do total desse mesmo gás emitido pelo homem em suas várias atividades. “O dano maior ao ambiente é com relação às queimadas, à devastação de florestas e de áreas agropecuárias”, ressalta o pesquisador da unidade, Odo Primavesi.

“Os efeitos do desmatamento e da degradação do ambiente superam a erutação (arroto) do boi”, concorda a pesquisadora Rosa Maria Schunke, da Embrapa Gado de Corte. “O boi não é um elemento isolado no sistema. O boi emite metano, mas pelo manejo da pastagem pode-se seqüestrar carbono e minimizar o impacto das emissões.”

A agricultura participa, em princípio, com 15% do gás carbônico produzido no mundo e com 49% do metano, basicamente proveniente do arroz irrigado (da Ásia, China e Filipinas), o maior responsável pelas emissões desses dois gases, segundo Primavesi.

De acordo com o pesquisador, na pecuária é possível reduzir as emissões de metano utilizando pastagem de boa qualidade, não deixando o boi fazer longas caminhadas para buscar alimento e água, evitando a queimada de pastagens e intensificando o manejo por meio de adubação ou sistemas agroflorestais.

Conforme Primavesi, boi bem tratado produz menos metano. “Cana picada com um pouco de concentrado na seca reduz a emissão de metano mais do que se o animal ingerisse só capim”, diz. “Tratando bem do animal, além de maior rentabilidade do negócio, tem-se carne de boa qualidade e com baixa produção de metano.”

Primavesi diz que o IPCC aceita o índice de 6% da energia ingerida perdida em forma de metano, média para rebanhos bem conduzidos. E lembra que quando o animal come capim seco de baixa qualidade ou passa fome, chega a perder de 12% a 18% da energia na forma de metano. “Com a introdução da cana na dieta, as perdas caem para 5%.”

As informações são de Beth Melo, para o jornal O Estado de S. Paulo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress