Com o intuito de buscar alternativas para alimentos sem carne animal, a empresa espanhola de tecnologias 3D Cocuus criou um bacon 100% vegetal.
Versão do bacon a base de plantas promete ser menos gordurosa, sem glúten ou soja — Foto: Foodys/Divulgação
Em parceria com a Foody’s, outra empresa de tecnologia alimentar, a Cocuus conseguiu desenvolver uma versão do bacon que promete ser menos gordurosa, sem glúten ou soja. A produção do alimento é estimada em 1000 toneladas por ano.
O produto já está disponível no mercado espanhol e é feito através da tecnologia de bioimpressão 3D que trabalha com as bio-tintas, uma inteligência artificial desenvolvida para imitar a estrutura da carne.
A empresa afirma que a bioimpressão 3D à base de plantas torna possível a produção em escala industrial de produtos que substituem a carne. Coccus afirma ser capaz de imprimir bacon, costelas de cordeiro e salmão a uma taxa de 8 quilogramas por minuto.
Atento às tendências do mercado, o Brasil também está desenvolvendo tecnologias parecidas. No início de outubro, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgaram os primeiros protótipos de análogos de pescados produzidos a partir de impressão 3D.
Fonte: Globo Rural.