Fechamento 11:58 – 13/03/02
13 de março de 2002
EUA: USDA nega rumores de aftosa no país
15 de março de 2002

Empresas apresentam técnicas para renovar pastagens

As empresas fabricantes de defensivos agrícolas apostam no desenvolvimento de técnicas de renovação de pasto para ganhar a adesão de pecuaristas. A promessa é de redução do tempo de recuperação da pastagem e melhora nos índices de ganho de peso do animal. Duas empresas do ramo estão com estandes na Feira de Tecnologia, Insumos e Equipamentos do I Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec), que termina hoje em Cuiabá. A Dow Agrosciences, com matriz em São Paulo, prevê ganhos de peso do animal maiores que em pastagens convencionais. A Monsanto Pastagens anuncia que pode reduzir para 30 dias o tempo de renovação do pasto, que normalmente demanda 180 dias.

Segundo o engenheiro agrônomo da Dow Agrosciences, Elon Svicero, a técnica desenvolvida pela empresa também reduz o tempo de renovação de pastagem, só que de 360 dias para 110 dias. Além da economia de tempo, que representa a rotatividade de oito boiadas, segundo o agrônomo, o ganho de peso do animal é 50% maior do que em pastos convencionais.

A técnica Dow Agrosciences alia alguns procedimentos à utilização de herbicida seletivo, destinado às ervas daninhas.

Condições

Depois de um pastejo leve, após a eliminação das ervas daninhas com herbicida, o ideal é que a área fique sem ser utilizada por um período de 25 ou 30 dias, quando estará totalmente estabelecida, explica Svicero. O custo para manejo com o herbicida seletivo é de cerca de 10% do valor total da renovação do pasto. “Se o processo de recuperação convencional (adubo, semente, etc) demanda R$ 400 por hectare, por exemplo, o custo para aplicação do herbicida Tordon nessa área (de um hectare) é de aproximadamente R$ 40”, informa Svicero.

Já a Monsanto Pastagens aposta no consórcio entre o arbusto Gandu e o capim do tipo Tanzânia para recuperar áreas de pasto degradadas. O nitrogênio, elemento essencial para estimular o crescimento do capim, é fornecido pelo Gandu, explica o engenheiro agrônomo da Monsanto Pastagens, Cleber Teixeira da Rosa. “Por conta desse consórcio, o tempo de renovação do pasto é reduzido de 180 dias para um mês”, garante.

A técnica utilizada é a do plantio direto, que elimina a movimentação do solo e inclui o uso do herbicida Roundup. Outra vantagem dessa técnica, de acordo com Rosa, é o aumento da durabilidade do pasto de um ano para cinco anos. “Durante esse tempo, só é preciso manter o manejo da área”, garante o engenheiro.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.