Acrimat participa da Conferência da Aliança Internacional da Carne Bovina
24 de outubro de 2016
Mercado físico do boi gordo –21-10-2016
24 de outubro de 2016

Estudo em Sinop aponta aumento de até 700% na produtividade da pecuária em sistemas integrados

Utilização de sistemas integrados de produção possibilita elevar em até 700% a produtividade na pecuária, segundo experimento da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Em Mato Grosso, são produzidas 4 arrobas por hectare ao ano, em média. No sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o rendimento pode chegar a 32 arrobas por hectare em um ano. Esse foi o melhor desempenho obtido na área de integração com lavoura, pecuária e árvores, onde o ganho de produtividade oscilou entre 29 a 32 arrobas por hectare. A segunda opção que mais favorece o rendimento na atividade pecuária é a integração com a lavoura.

No pasto formado após dois anos de lavoura, sem as árvores, a produtividade variou entre 20 a 24 arrobas por hectare. Já no sistema adaptado às florestas, são produzidas em média 17 arrobas por hectare em 12 meses, proporção equivalente à produtividade obtida somente com a pecuária, desde que conservadas adequadamente as pastagens.

A conclusão foi possível após um ano de avaliação do componente animal na Embrapa, que identifica produtividade média de 4 arrobas por hectare no Estado e de 6 arrobas por hectare no país, por ano.

Para realizar o experimento, foi avaliada área com pasto de Brachiaria brizantha cv Marandu, semeado após dois anos de lavouras de soja na safra e milho consorciado com braquiária na safrinha. Além disso, a área possui a cada 37 metros uma linha de eucalipto. Dessa forma, as árvores proporcionam a ciclagem de nutrientes no sistema e acesso à sombra aos animais da raça Nelore, informa a Embrapa. A avaliação foi feita entre julho de 2015 a julho de 2016. Além da área de ILPF, foram comparados outros tratamentos com pecuária exclusiva, com integração lavoura-pecuária (ILP) e em sistema silvipastoril (IPF), com renques de linhas triplas de eucalipto a cada 30 metros.

Fonte: Acrimat, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress