Mercados Futuros – 24/08/07
24 de agosto de 2007
Vaca gorda: redução de preços e mercado travado
28 de agosto de 2007

Estudo mostra que carne vermelha magra reduz colesterol

Um estudo desenvolvido por médicos do Instituto Cardiovascular de Buenos Aires e uma especialista do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) mostrou que a incorporação de carnes vermelhas magras em uma dieta balanceada pode reduzir os níveis de colesterol e de glicemia.

Um estudo desenvolvido por médicos do Instituto Cardiovascular de Buenos Aires e uma especialista do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) mostrou que a incorporação de carnes vermelhas magras em uma dieta balanceada pode reduzir os níveis de colesterol e de glicemia.

“No estudo, 48 pessoas (sadias e com mais de 21 anos) receberam uma dieta balanceada, sendo que do total de 70 alimentos fornecidos no mês, 27 eram carne bovina”, disse o médico Álvaro Alves de Lima.

Ele disse que o estudo derrubou todos os mitos de que o consumo de carne bovina é prejudicial à saúde. “A carne tem que fazer parte de toda dieta. Não é prejudicial sempre e quando está dentro de uma alimentação equilibrada”.

O estudo forneceu cortes magros, oriundos tanto de animais alimentados a pasto como de animais confinados. A pesquisa foi apresentada no Congresso Anual da Sociedade Argentina de Cardiologia, em Buenos Aires, e contou com o apoio financeiro do Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina (IPCVA).

Os voluntários do estudo registraram aumentos na concentração de ácidos ômega 6 quando se alimentaram com carne derivada de confinamentos. Foram registrados aumentos no ômega 3 quando consumiram carne de animais criados a pasto.

Porém, a conclusão mais significativa foi a pronunciada redução nos níveis de colesterol total e do mau colesterol, bem como nos de glicemia durante o jejum. As informações são do site Infobae.

0 Comments

  1. Ricardo Eirea disse:

    O único comentário possível, é que o exposto no artigo de referência por parte dos Argentinos “não representa absolutamente nenhum descobrimento e muito menos uma novidade”.

    O que representa nos EUA, Europa, Japão, N. Zelanda, etc. O rótulo ” low colesterol meat” , primeiro são “todas carnes procedentes de confinamento”, em segundo lugar são carnes procedentes “em sua imensa maioria de animais holandeses” (ver caracterizações especiais das carnes da raça) e por último, os animais raramente passam os 6 meses de idade. O que vocês Brasileiros e Italianos chamam “vitelos”, são exatamente o que representam as carnes brancas ou rosadas.

    A diferença de que na Itália há produtores especializados na cria de vitelos e que realizam o processo em forma correta.

    Até o momento, não foi impossível detectar no Brasil, quem se ocupe “em forma tecnicamente correta” deste tipo de produção de carne, que tem como princípio um sentido tecnólogico que infalivelmente terá que “respeitar” para obter os resultados corretos.

    Do Uruguai
    Ricardo Eirea

  2. Jorge Andrés Rodríguez Perdomo disse:

    Considero muito importante estes tipo de artigos, para nós que trabalhamos com gado de corte. Precisamos desta promoção positiva, assim, temos que apoiar qualquer atividade que ajude nos.

plugins premium WordPress