O preço da carne bovina nos EUA está alto, devido em parte à crescente demanda externa e à seca que afetou a produção pecuária nos últimos anos. O preço médio da carne moída 81% magra está em US$ 4,81 por quilo, segundo o analista do CattleFax, Kevin Good, 24% a mais que no ano anterior.
Esses altos preços têm prejudicado os restaurantes de fastfood que têm a carne bovina como produto principal de seus cardápios: Burger King, Wendy’s e McDonald’s – três maiores redes de hambúrgueres do país.
Para não repassar os custos adicionais aos clientes, as redes estão tomando medidas como reduzir a pressão em outros gastos ou tentar fazer com que as pessoas peçam outros itens do cardápio.
A Arby’s, conhecida pelos seus sanduíches de rosbife, anunciou que lançará uma nova linha de sanduíches com bifes, mas que também promoverá os de frango, que representam 10% das vendas da rede.
O presidente do Burger King da América do Norte, Alex Macedo, também disse no começo do ano que a companhia está impulsionando as vendas de lanches com frango para compensar os maiores custos da carne bovina. A rede está trabalhando com seus franqueados para reduzir os custos. O maior deles nos EUA, Carrols Restaurant Group, disse que os custos da carne bovina aumentaram em 32% no último trimestre com relação ao ano anterior.
A Wendy’s também anunciou que pretende cortar os custos em US$ 30 milhões para compensar os desafios, que incluem os maiores custos da carne bovina. Os demais itens do cardápio são opções para se fazer isso.
O McDonald’s nos EUA também disse que está trabalhando para manter os preços baixos, apesar dos crescentes custos dos ingredientes.
Já a rede Chipotle aumentou os preços nacionalmente em cerca de 6% nesse ano, mas disse que manteve o crescimento nas vendas.
Fonte: Foxnews.com, traduzida e resumida pela Equipe BeefPoint.