Lagoa ganha nova identidade visual
27 de abril de 2005
Mapa prepara novo modelo de rastreabilidade
29 de abril de 2005

EUA garantem estar em fase final de negociações com Japão

Dezesseis meses depois de o Japão ter banido as importações de carne bovina dos Estados Unidos, o secretário de Agricultura americano, Mike Johanns, disse ontem que as negociações para a retomada do comércio bilateral do produto estão “nos estágios finais”.

O Japão proibiu as compras depois que os EUA descobriram um caso de doença da “vaca louca”, em dezembro de 2003. Antes disso o Japão era o maior comprador da carne bovina americana, com aquisições que chegaram a US$ 1,4 bilhão em 2003, de acordo com o USDA.

Johanns disse entender que o Japão tenha que seguir seu próprio processo regulatório para diminuir as restrições quanto aos testes contra a doença no rebanho americano. Mas deixou claro que os EUA já fizeram o suficiente para a retomada do comércio de carne.

As autoridades japonesas querem que os EUA realizem testes contra a “vaca louca” em todo animal acima de 21 meses. Os americanos dizem que isso é economicamente inviável. Uma equipe de inspetores japoneses irá aos EUA no dia 9 de maio para avaliar as medidas de segurança adotadas pelos pecuaristas e agências sanitárias do país.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.