Dezesseis meses depois de o Japão ter banido as importações de carne bovina dos Estados Unidos, o secretário de Agricultura americano, Mike Johanns, disse ontem que as negociações para a retomada do comércio bilateral do produto estão “nos estágios finais”.
O Japão proibiu as compras depois que os EUA descobriram um caso de doença da “vaca louca”, em dezembro de 2003. Antes disso o Japão era o maior comprador da carne bovina americana, com aquisições que chegaram a US$ 1,4 bilhão em 2003, de acordo com o USDA.
Johanns disse entender que o Japão tenha que seguir seu próprio processo regulatório para diminuir as restrições quanto aos testes contra a doença no rebanho americano. Mas deixou claro que os EUA já fizeram o suficiente para a retomada do comércio de carne.
As autoridades japonesas querem que os EUA realizem testes contra a “vaca louca” em todo animal acima de 21 meses. Os americanos dizem que isso é economicamente inviável. Uma equipe de inspetores japoneses irá aos EUA no dia 9 de maio para avaliar as medidas de segurança adotadas pelos pecuaristas e agências sanitárias do país.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint