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EUA: USDA avalia uso da contribuição para o Beef Checkoff

Este programa coleta US$ 1 por cabeça de todos os bovinos vendidos nos EUA e US$ 1 por cabeça equivalente em bovinos, carne bovina e derivados importados, para investir em programas visando aumentar a demanda por carne bovina e melhorar as oportunidades de lucros para os produtores e importadores que contribuem com o programa.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou os resultados da Pesquisa Beef Checkoff, que foi conduzida recentemente entre produtores de carne bovina, leite e vitelo do país.

De quatro de outubro a 21 de novembro de 2006, a Organização Gallup, com a supervisão do USDA, entrevistou 8.002 produtores de carne bovina, de leite e de vitelo de toda a nação para avaliar suas atitudes com relação ao Programa Beef Checkoff.

Este programa coleta US$ 1 por cabeça de todos os bovinos vendidos nos EUA e US$ 1 por cabeça equivalente em bovinos, carne bovina e derivados importados, para investir em programas visando aumentar a demanda por carne bovina e melhorar as oportunidades de lucros para os produtores e importadores que contribuem com o programa.

O USDA fiscaliza o programa, que é administrado pela Comissão de Promoção e Pesquisa da Comissão de Produtores de Carne Bovina (Cattlemen´s Beef Board – CBB).

Alguns resultados da pesquisa:

– Setenta e dois por cento dos entrevistados ou aprovaram fortemente ou aprovaram de certa forma o Programa Beef Checkoff. Em uma questão de mudanças ou melhorias ao programa, alguns disseram que gostariam de ver mais publicidade e mais informações sobre como os fundos do programa são gastos;

– Sessenta e seis por cento dos entrevistados aprovariam fortemente ou de alguma forma que a CBB contratasse diretamente “qualquer entidade, incluindo negócios, pesquisadores de universidades e agências de propaganda, e outros consultores”. Menos de 25% desaprovariam essa medida. Atualmente, o Ato de Promoção e Pesquisa de Carne Bovina requer que a CBB contrate somente “organizações governamentais sem fins lucrativos estabelecidas nacionalmente para implementar programas de promoção, pesquisa, informações do consumidor e industrial”.

– Oitenta e dois por cento dos entrevistados aprovariam fortemente ou aprovariam de alguma forma “a votação periódica da continuação do Programa Beef Checkoff”;

– Noventa e dois por cento dos entrevistados aprovariam fortemente ou aprovariam de alguma forma que “se fosse possível, tudo ou pelo menos uma parte do dinheiro fosse usada para promover somente animais nascidos e criados nos EUA”. Atualmente, o programa promove a carne bovina, em geral, e os importadores também contribuem com o fundo. Mesmo que a promoção de somente produtos e animais dos EUA significasse o cancelamento desta contribuição dos importadores, 75,4% dos entrevistados responderam que ainda assim aprovariam que o dinheiro fosse usado para promover somente carne bovina dos EUA. Atualmente, cerca de US$ 8 milhões ou 10% do total coletado vêm dos importadores.

A reportagem é da revista Drovers.

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