EUA: estudo mostra que pegada de carbono da carne está diminuindo
23 de dezembro de 2011
Marfrig: trajetória de 2011
23 de dezembro de 2011

EUA: vendas de alimentos diretas (produtor-consumidor) estão crescendo

As vendas de alimentos diretamente dos produtores aos consumidores aumentaram consideravelmente nos últimos anos, com o número de fazendas participando do canal aumentando em 58% e as vendas aumentando em 77% desde 1982, de acordo com o relatório do ERS.

Produtores rurais vendendo sua produção através de mercados agrícolas (farmers markets), stands à beira da estrada e outros estabelecimentos locais de vendas representam um pequeno, mas crescente, segmento da agricultura dos Estados Unidos, à medida que a demanda dos consumidores por alimentos localmente produzidos também está aumentando, de acordo com os pesquisadores Sarah A. Low e Stephen Vogel do Serviço de Pesquisas Econômicas (ERS) dos Estados Unidos.

Os produtores rurais também vendem sua produção através de canais “intermediados”, como restaurantes e lojas de varejo, criando um mercado de US$ 4,8 bilhões para vendas locais diretas-ao-consumidor e intermediada, disseram Low e Vogel em um artigo na ERS Amber Waves de novembro.

O uso de canais locais de venda varia com o tamanho da fazenda, disseram eles. Fazendas pequenas e de tamanho modesto (vendas de menos de US$ 250.000) usam os canais diretos ao consumidor mais do que as fazendas grandes, representando 73% das vendas diretas ao consumidor, enquanto as fazendas grandes são responsáveis por 92% das vendas intermediadas.

As fazendas maiores comercializam mais através de restaurantes e lojas de varejo, mas também usam os mercados agrícolas e os stands nas estradas.

Quase dois terços dos produtores que participam dos mercados locais reportam que suas vendas de alimentos representam 75% das vendas totais da fazenda, sugerindo que eles não vêem os mercados locais como nicho.

As fazendas vendendo alimentos nos mercados locais requerem mais tempo de trabalho do que as fazendas que não vendem localmente, disseram eles. Uma fazenda média de vendendo localmente coloca empregos de 1,3 Equivalentes a Tempo integral (ETI) na fazenda, comparado com 0,9 ETI para uma fazenda que não vende alimentos localmente (um ETI equivale a 2.000 horas trabalhadas).

Isso sugere que mais de um membro da família da fazenda trabalha nas operações da mesma, e essa descoberta é verdadeira para todas as pequenas e médias fazendas, disseram Low e Vogel.

Os operadores vendendo alimentos nos mercados locais têm mais chances de listar sua ocupação primária como agricultor do que os proprietários que não vendem localmente, disseram eles, notando que 50% dos operadores de fazendas pequenas e de tamanho moderado se identificam como agricultores.

As fazendas – grandes e pequenas – envolvidas nas vendas de alimentos direto ao consumidor representam 5,5% das fazendas dos Estados Unidos e as vendas de alimentos diretos ao consumidor representam 0,3% das vendas totais das fazendas.

Entretanto, as vendas de alimentos diretamente aos consumidores aumentaram consideravelmente nos últimos anos, com o número de fazendas participando do canal aumentando em 58% e as vendas aumentando em 77% desde 1982, de acordo com o relatório do ERS.

O relatório completo está disponível aqui

A reportagem é do Feedstuffsfoodlink.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.