China bloqueia carne bovina de fábrica da JBS nos EUA
3 de junho de 2024
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 04-junho-2024
5 de junho de 2024

EUA: Vírus H5N1 encontrado em carne bovina pela primeira vez, afirma o FSIS

O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do USDA anunciou na sexta-feira que o vírus H5N1 foi descoberto na carne de uma única vaca leiteira de descarte como parte do teste de 96 vacas leiteiras. O APHIS disse que não foi permitido que a carne entrasse no suprimento de alimentos e que a carne bovina continua segura para consumo.

O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) desviou as 96 vacas leiteiras para testes porque os inspetores federais notaram sinais de doença durante suas inspeções.

Em um comunicado, o APHIS disse que partículas virais do H5N1 foram detectadas em amostras de tecido de uma vaca em 22 de maio de 2024. Até o momento, os tecidos das 95 vacas leiteiras restantes apresentaram resultados negativos para partículas virais. Nenhuma carne dessas vacas entrou no suprimento de alimentos.

As amostras foram analisadas pelo APHIS usando PCR para determinar a presença de partículas virais. O teste de PCR não diferencia entre vírus vivos ou fragmentos.

O FSIS e o APHIS estão trabalhando juntos para realizar o rastreamento, incluindo a notificação ao produtor para coletar mais informações.

O H5N1 foi confirmado em gado leiteiro em nove estados, foi encontrado no leite e provocou o abate de milhões de galinhas e perus. Mas encontrá-lo na carne bovina é um novo desenvolvimento para o surto, que começou em 2022.

O FSIS disse em sua declaração que as medidas tomadas fornecem mais confiança de que o sistema de segurança alimentar em vigor está funcionando. Mais atualizações serão fornecidas à medida que os testes forem concluídos.

Fonte: Dairy Herd Management, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress