Reforma da PAC muda cadeia da carne da Europa
4 de agosto de 2005
Nova Zelândia revisa sistema de rastreabilidade
8 de agosto de 2005

Existe fixação biológica de nitrogênio em gramíneas

O nitrogênio é um nutriente chave para a persistência e produtividade de pastagens tropicais. A capacidade de fixação biológica de nitrogênio das leguminosas já é bastante conhecida e, por este motivo, muitos pesquisadores, técnicos e produtores procuram viabilizar o consórcio de gramíneas e leguminosas em pastagens tropicais. Pouca gente sabe, no entanto, que as gramíneas também são capazes de estabelecer associações com microrganismos fixadores de nitrogênio, ou seja, também há fixação biológica de nitrogênio em gramíneas!

Um trabalho desenvolvido por Brasil et al. (2005) comprovou a ocorrência de bactérias fixadoras de nitrogênio associadas ao capim-corona (Elyonurus muticus), ao capim-mimoso (Axonopus purpusii) e à braquiária humidícola (Brachiaria humidicola) na região do Pantanal. Os pesquisadores coletaram plantas e solo na Fazenda Nhumirim da Embrapa Pantanal nos períodos de seca e de cheia, e determinaram a população de bactérias fixadoras de nitrogênio. Foram encontradas bactérias nas raízes e folhas das plantas e no solo. Na época da cheia, o número de bactérias nas raízes e no solo decresceu. Porém, nas folhas de braquiária este número foi mais elevado que no período seco. A maioria das bactérias isoladas foi do gênero Azospirillum (Figura 1). Os autores concluíram que bactérias dos gêneros Azospirillum, Herbaspirillum e Burkholderia apresentam-se associadas aos capins braquiária humidícola, mimoso e carona

Figura 1. Porcentagem de isolados de bactérias fixadoras de nitrogênio caracterizadas como Azospirillum brasiliense, Azospirillum lipoferum, Azospirillum amazonense, Herbaspirillum spp. e Burkholderia spp.


Fonte: Brasil et al. (2005).

Comentários:

A fixação biológica de nitrogênio em gramíneas pode ser uma alternativa viável para aumentar a inclusão de nitrogênio no sistema com custos baixos. No entanto, muitos estudos ainda serão necessários para se selecionar as bactérias de maior capacidade de fixação de nitrogênio em associação com capins de interesse comercial nos diferentes ambientes.

BRASIL, M.S.; BALDANI, J.I.; BALDANI, V.L.D. Ocorrência e diversidade de bactérias diazotróficas associadas a gramíneas forrageiras do Pantanal Sul-matogrossence. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.29, p.179-190, 2005.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress