As preocupações de que as exportações de carne bovina da Índia cairiam devido ao governo liderado pelo partido nacionalista Hindu, Bharatiya Janata Party (BJP) mostraram-se infundadas. Entre abril e outubro de 2014, a Índia exportou US$ 2,66 bilhões em carne de búfalo, um aumento de quase 16% com relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com dados da Autoridade de Desenvolvimento de Exportações de Alimentos Processados e Agrícolas (Apeda), em termos de volume, as exportações indianas aumentaram em 14%, para 817.844 toneladas nesses meses.
Entretanto, o crescimento nas exportações pode não durar muito à medida que a Índia está perdendo vantagens de preços com relação ao Brasil, cuja moeda desvalorizou contra o dólar dos EUA desde setembro. A Rúpia indiana, por sua vez, permaneceu estável.
O diretor executivo da Associação de Exportadores de Carnes e Animais da Índia, Rashid Kadimi, disse que os exportadores indianos são competitivos de outras formas, incluindo disponibilidade confiável de carne. Ele disse também que a indústria está tomando medidas estratégicas para lidar com a situação.
Quanto aos desafios enfrentados pelos exportadores, Kadimi disse que os requerimentos de qualidade estão aumentando em diferentes países, com os consumidores e reguladores mais preocupados com a segurança alimentar. Ele disse também que, internacionalmente, o bem-estar dos animais era um preocupação importante, alegando que os padrões são altos na Índia.
Fonte: www.globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.