As carnes produzidas no Brasil ainda têm pouco acesso a grandes mercados consumidores, apesar de aberturas recentes concretizadas por autoridades brasileiras, disseram nesta quarta-feira os dois principais executivos do setor no país.
“Estamos dando passos no caminho certo, mas ainda acessamos muito pouco os mercados consumidores”, disse o presidente-executivo da JBS, maior produtora global de carnes, Wesley Batista.
Ao lado dele, no palco de uma conferência do setor realizada em São Paulo, o presidente da BRF, maior exportadora de carne de frango do Brasil, Pedro Faria, tinha discurso semelhante. “O crescimento (de consumo) vai acontecer mais em mercados onde o Brasil ainda não tem acesso”.
As declarações ocorrem em um momento em que o Ministério da Agricultura comemora a abertura ou reabertura de diversos mercados, principalmente para carnes bovina e de frango.
Malásia, Paquistão e Mianmar passaram a aceitar importações de carne de frango do Brasil este ano.
Contudo, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as liberações levaram tempo demais: seis anos no caso da Malásia e sete anos no caso do Paquistão.
O Brasil é exportador habilitado para 158 países atualmente, mas ainda há uns poucos e relevantes destinos que ainda não compram carne de frango brasileira.
“Em carne de aves a gente chegou num limite, e agora é só pedreira”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra, referindo-se a mercados onde a negociação tem se mostrado bastante complicada nos últimos anos.
Para Turra, o país precisa se empenhar ainda mais em novos acordos comerciais, inclusive bilaterais.
Nos últimos meses, o governo brasileiro realizou ofensiva no exterior e conseguiu destravar restrições à importação de carne bovina na China –para onde os embarques começaram há poucos meses– e nos Estados Unidos, mercado que ainda em 2015 poderá a voltar a comprar carne in natura, após 15 anos de embargo.
O Ministério da Agricultura sinalizou, há algumas semanas, que também está adiantado um acordo para exportar em breve carne bovina processada e in natura para o Japão, um importante mercado consumidor.
Na prática, contudo, o Japão continua fechado, assim como a Coreia do Sul, outro grande mercado consumidor.
O México, grande importador de carne bovina dos EUA, foi outro mercado citado pelos executivos como bastante desejado.
Para Batista, da JBS, é importante o Brasil se preparar para conseguir aproveitar um novo ciclo de aumento expressivo da demanda por alimentos que está começando, com a melhoria do poder aquisitivos e dos hábitos de consumo de muitos consumidores, notadamente na Ásia.
Fonte: Exame.com, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.