Mercado Físico da Vaca – 23/03/09
23 de março de 2009
Mercados Futuros – 24/03/09
25 de março de 2009

Fabricio Paulella comenta o processo de importações de embriões da Índia

Em entrevista exclusiva ao BeefPoint, Fabricio Paulella comenta o processo de importações de embriões da Índia. "A tentativa de se importar embriões existe há mais de 10 anos, entretanto, tanto Brasil como Índia impunham várias restrições, desde sanitárias e outras até de certa forma protecionistas".

BeefPoint Quanto tempo durou todo o processo de importação de embriões? Você poderia contar um pouco de cada etapa?

Fabricio Paulella: É uma longa história. Na realidade a tentativa de se importar embriões existe há mais de 10 anos, entretanto, tanto Brasil como Índia impunham várias restrições, desde sanitárias e outras até de certa forma protecionistas.

Eu me envolvi somente em janeiro de 2008 onde a equipe do Jonas Barcellos me enviou a autorização de importação concedida no Brasil, autorização essa pioneira e que também há muito tempo se buscava.

A partir dai foram quase 11 meses para que o 1º lote chegasse, muito por causa da dificuldade que tivemos com o governo da Índia em se obter a licença de exportação lá. Em novembro estive na Índia com a equipe toda do Jonas para um encontro com o embaixador em Delhi e segundo ele, de fato, não tivesse o presidente Lula se envolvido diretamente no assunto e pedido (em sua viagem em outubro a Índia) diretamente ao 1º ministro Indiano prioridade na emissão dessa licença, dificilmente o negócio teria saído. Dai em diante, com a licença de exportação e cumpridas todas as exigências sanitárias, o processo logístico e de desembaraço de importação foi, em comparação com o resto, bem mais tranquilo.

BeefPoint: Quais foram as principais dificuldades de se importar embriões da Índia?

Fabricio Paulella: Sem dúvida o processo de licença de exportação na Índia. Pois como se diz, se o Brasil é um país burocrático, a Índia inventou a burocracia. Mas o consulado brasileiro lá ajuda muito e espero que os próximos processos sejam bem mais tranquilos, pois agora sabemos o caminho das pedras.

BeefPoint: Quais os primeiros passos para quem também deseja trazer genética da Índia, seja embriões ou sêmen bovino?

Fabricio Paulella: Falando no processo de importação, primeiro é necessário se obter a autorização de importação no Brasil e a partir dai, a licença de exportação na Índia. Esses são os 2 principais processos.

BeefPoint: Em poucas palavras, quem é Fabricio Paulella? Em poucas palavras, o que é a My Indaiá?

Fabricio Paulella: Fabricio Paulella é um cara de 36 anos, casado, pai de 2 filhos e que tem o privilégio de poder administrar uma empresa de 45 anos de atuação (INDAIA Logistica Internacional), 175 funcionários, e que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e sucesso de empresas que atuam em comercio exterior através da prestação de serviços de logística internacional.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress