Sindan espera vendas de 370 milhões de doses
29 de novembro de 2006
Tortuga, Bunge, Sulinox e Sebrae confirmam participação em evento que discutirá cana x leite
1 de dezembro de 2006

FAO: pecuária emite 18% dos gases do efeito estufa

A FAO (Agência para Agricultura e Alimentação da ONU) divulgou ontem que a pecuária é a quinto maior emissor de gases que provocam o efeito estufa.

A FAO (Agência para Agricultura e Alimentação da ONU) divulgou ontem que a pecuária é a quinto maior emissor de gases que provocam o efeito estufa.

Notícia de Bettina Barros, do Valor Econômico, informou que os gases do esterco e da flatulência dos animais, o desmatamento para criar pastagem e a energia usada nas fazendas fazem com que os rebanhos respondam por 18% dos gases do aquecimento.

E o problema do setor não está no dióxido de carbono (CO2), principal causador do efeito estufa, pois os bovinos emitem cerca de 9% do total produzido pelo mundo. No entanto, os rebanhos emitem grandes quantidades de outros gases que também afetam o meio ambiente. A pecuária provocou entre 35% e 40% das emissões de metano (CH4) e 65% das de óxido nitroso (N2O), que tem potencial 296 vezes maior que o CO2.

No estudo “A grande sombra da pecuária”, a FAO sugere que o setor resolva o problema, dadas as projeções de que a produção global de carne mais que dobrará até 2050, e de alta similar na produção de leite. “A pecuária é um dos causadores mais significativos dos problemas ambientais mais sérios da atualidade”, diz Henning Steinfeld, autor do estudo. “São necessárias ações urgentes para remediar a situação”.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress