O presidente da Agrisus Fernando Penteado Cardoso, irá receber, no próximo dia 23, o prêmio “Personalidade do Agronegócio 2005”, concedido pela Associação Brasileira de Agribusiness. A solenidade de entrega está agendada para o primeiro dia do 4º Congresso Brasileiro de Agribusiness. Cardoso está sendo homenageado pelo conjunto de sua obra em favor do desenvolvimento agrícola nacional.
Fundador da Manah (adubos e pecuária de corte), na cidade paulista de Descalvado, em 1947, (sua maior realização profissional, afirma), ele completa no dia 19 de setembro, 91 anos de uma vida dedicada à agronomia e a produção agrícola.
Hoje empresário rural, foi diretor de entidades de classe nacionais e internacionais e secretário da agricultura do Estado de São Paulo nos anos 60. O engenheiro agrônomo (primeiro lugar na turma de 1936 da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz – USP) foi um participante ativo da transformação do cerrado brasileiro, que passou de terras pobres para solos férteis com utilização de calcário e de fertilizantes adequados.
Cardoso vendeu o controle acionário da Manah para o Grupo Bunge no ano 2000, e de lá para cá manteve sua missão em favor da evolução sustentável da agricultura brasileira. Juntamente com sua família, criou e preside há quatro anos a Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável).
“A agropecuária e as pessoas que a integram me proporcionaram uma gratificante carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte. E nada mais justificável que pensar no futuro desse setor econômico, cujo alicerce se apóia na fertilidade do solo e no meio ambiente favorável, a serem promovidos pela Agrisus”, diz Cardoso.
Casado com Magdalena Leme Cardoso, tem seis filhos (sendo 2 agrônomos), 20 netos e 10 bisnetos. Mantendo cordial relacionamento com o laureado Dr. Norman Borlaug, ganhador do prêmio Nobel da Paz (1970), Cardoso já ciceroneou o pai da revolução verde em dois giros por regiões agrícolas do Brasil. “Fomos amassar barro”, diz. “O doutor Borlaug é um admirador do Brasil rural, em todo lugar do mundo que visita ele elogia a força da nossa agricultura tropical.”
Cardoso viaja muito pelo Brasil afora, sem compromisso, a não ser com seu desejo de saber o que há de novo nas lavouras e pecuária do País..
Frases
“Deixando o romantismo de lado, temos que aceitar que a Amazônia é um deserto verde, de grande pobreza. O que defendo é a produção nas áreas de solos elevados, bem drenados, livres de pedras e inundação, onde se possa capitalizar o clima lá existente.”
“O domínio das práticas ligadas à agricultura sustentável é primordial para a utilização da próxima geração de sementes geneticamente modificadas. Os produtores têm que estar aptos a receber e tirar o máximo proveito dos avanços da biotecnologia, cujas perspectivas são incalculáveis.”
Para ler o perfil de Fernando Penteado Cardoso, clique aqui
Fonte: Associação Brasileira de Agribusiness, adaptado por Equipe BeefPoint