Principais indicadores do mercado do boi – 02/12/11
2 de dezembro de 2011
Mataboi: reuniões com credores foram bem sucedidas
2 de dezembro de 2011

Ferramentas utilizadas para avaliação da qualidade da silagem

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a visualização geral da silagem, ou seja, existe camada deteriorada? E para onde está indo essa porção?

No ano passado abordamos o tema: Saiba avaliar a silagem de milho de sua propriedade Saiba como avaliar a silagem de milho da sua propriedade.

A ideia do artigo deste mês é fornecer dicas de ferramentas para avaliar a silagem dentro da propriedade, ou seja, ter resposta da qualidade do volumoso.

Geralmente, quando algum técnico diante de o painel de um silo, a primeira reação dele é coletar uma amostra de silagem, visualiza-lá e cheirá-la. A partir deste ato, grande parte acaba expondo a sua avaliação: “silagem muito boa…com muitos grãos” ou “silagem muito úmida, poucos grãos, tamanho de partícula elevado, etc, etc”. A pergunta que fica é: Isto é correto ou errado? Na verdade isso é um hábito, que não se considera errôneo, mais existem maneiras mais concretas para avaliar a silagem em questão.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a visualização geral da silagem, ou seja, existe camada deteriorada? E para onde está indo essa porção? Na grande maioria das propriedades existe silagem deteriorada que deve ser descartada (Figura 01) Caso a mesma não esteja seguindo esse caminho, as possibilidades de redução de desempenho e intoxicação dos animais são grandes.

Figura 1. Silagem deteriorada sendo descartada para posterior retirada da silagem apta para consumo dos animais.

Outro ponto fundamental que deve ser utilizado como ferramenta é a determinação da matéria seca (MS) na propriedade, sendo que essa avaliação pode ser realizada com grau de confiabilidade bastante elevado. Para a realização da mesma é necessário ter um forno microondas e uma balança de precisão, facilmente encontrada no mercado, a um preço acessível. A avaliação do teor de MS neste momento (silagem já está pronta) auxilia para se ajustar a quantidade e proporção na dieta dos animais (Clique aqui e leia o artigo: (Variação de 7% no teor de MS da silagem de milho – Quais as implicações no desempenho animal? – Radar Técnico – Conservação de Forragens – MilkPoint).

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada é a verificação da temperatura da massa. Regiões do painel com temperaturas elevadas (acima de 5 graus Celsius em relação ao centro da massa) estão em processo de deterioração, ou seja, microrganismos aeróbios estão consumindo o que os animais deveriam estar comendo! Assim, caso a temperatura da silagem esteja elevada, mudanças deverão ser tomadas, tais como: melhoria no manejo de retirada e redimensionamento de silos (caso os mesmos sejam de superfície).

Avaliar o tamanho médio das partículas tem duplo efeito: auxilia verificar como anda a afiação das facas da colhedora, o que diretamente auxilia para melhor acomodação das partículas no silo e isso eleva a densidade da massa. O outro fator se relaciona a verificação da seletividade da dieta por parte dos animais. O conjunto de peneiras do Penn State tem sido muito utilizado e empresas nacionais já comercializam este equipamento.

Por final, saber a quantidade de silagem que o silo apresenta por m3 é bastante interessante e auxiliará a responder bastantes perguntas de problemas que a propriedade possui. É recomendado que se retire uma amostra, que a mesma seja pesada e que o volume seja medido. Recomenda-se que esta avaliação seja feita no centro e no topo da massa. Mais uma vez, a medida da densidade não surtirá efeitos momentaneamente, mais servirá de embasamento para que no próximo ano, onde medidas melhoradoras de densidade (momento ideal de colheita, tipo de colhedora, ajustes na colhedora, compactação) possam ser implementadas.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress