Análise semanal – 10/03/04
10 de março de 2004
Importância da água na nutrição de bovinos de corte
12 de março de 2004

Fiscais federais agropecuários anunciam greve

A Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura em Minas Gerais (AFAMA-MG) divulgou um comunicado, no qual informa que a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA) entrará em greve a partir do próximo dia 15. A paralisação, que será por tempo indeterminado, foi decidida na Assembléia Geral Nacional Extraordinária realizada em Brasília último dia 3 de março.

Em comunicado de imprensa anterior à assembléia (datado de 18 de fevereiro), os profissionais alegam terem sido prejudicados pela Medida Provisória 2048-26/2000, hoje 2229-43, afirmando que a mesma determinou a eles uma remuneração inferior às suas carreiras. No texto eles afirmam que a greve se dará “especialmente em Portos, aeroportos e postos de fronteiras”. O texto alerta ainda que a paralisação dos Fiscais Federais Agropecuários poderá expor o País a enfermidades em lavouras e rebanhos, citando o exemplo da Doença da Vaca Louca, e da Gripe do Frango.

O BeefPoint teve acesso a uma carta assinada pelos presidentes das associações brasileiras da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, das Indústrias Exportadoras de Carnes, dos Produtores e Exportadores de Frangos e da União Brasileira de Avicultura, datada de 1o, na qual as entidades manifestam preocupação com os prejuízos que podem ser gerados pela greve dos fiscais federais agropecuários.

A carta foi enviada devido a uma greve de mais de 15 dias, de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atuavam em portos, aeroportos e fronteiras, terminada em 3 de março, mas já alertava para a possibilidade de paralisação dos fiscais.

As entidades e os funcionários públicos pareciam orquestrados ao saudarem, no final dos dois textos, ações do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

A equipe do BeefPoint, que já havia noticiado em 26 de fevereiro a possibilidade de greve (Clique aqui para ler o artigo), entrou em contato por telefone com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne e por e-mail com a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta notícia.

Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus da Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress