O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.
Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.
Confira abaixo a entrevista com Flávio Portela Santos, um dos finalistas na categoria Nutrição em Confinamento.
Flávio Portela Santos é engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1984) e PhD pela University of Arizona (1996). Após a obtenção do diploma de engenheiro agrônomo atuou por 3 anos junto à iniciativa privada como gerente técnico de fazenda e em empresa de consultoria na área de pecuária. Desde 1989 desempenha as funções de professor do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, onde atua nas áreas de ensino, pesquisa e difusão de tecnologia.
Sua atividade de pesquisa na área de confinamento de bovinos de corte tem se concentrado em estudos sobre aditivos em dietas de bovinos confinados e principalmente na área de processamento de milho. Atualmente, está conduzindo projeto de pesquisa com bovinos confinados com o objetivo de comparar métodos de processamento dos grãos de milho e nível de volumoso na dieta. Os volumosos em teste são o bagaço de cana, a silagem de milho e a cana-de-açúcar.
BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?
Flávio Portela Santos: O sucesso da atividade depende de um conjunto de fatores, tanto da área comercial quanto técnica. Na área comercial, preço e qualidade do boi magro comprado e as estratégias de comercialização do boi gordo são fundamentais para o resultado final da atividade. Do ponto de vista técnico, todos os quesitos envolvendo nutrição, sanidade, bem estar animal e finalmente a gestão do processo são de igual importância.
BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?
Flávio Portela Santos: Acredito que o maior desafio dos confinamentos brasileiros atualmente seja a questão de capacitação da equipe de trabalho e a gestão do processo. Em comparação com os confinamentos americanos, acredito que ainda somos muito amadores nestes quesitos.
BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?
Flávio Portela Santos: Na condição de professor e pesquisador, minha atividade tem estado muito mais focada no treinamento de pessoal e geração de informação e não na atuação como consultor de projetos de confinamento, apesar de acompanhar algumas operações.
BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?
Flávio Portela Santos: Indiscutivelmente, a formação de técnicos em nível de graduação e de pós-graduação e o treinamento de confinadores e técnicos nos cursos de difusão e de especialização dos quais participo é a minha atividade profissional mais importante. Na área de geração de tecnologia, acredito que os trabalhos que temos conduzido sobre métodos de processamento de milho são os de maior impacto potencial dentro dos projetos que temos coordenado.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?
Flávio Portela Santos: As metas para 2013 são ampliar nossa atuação na área de difusão de tecnologia e aprofundar nossos trabalhos de pesquisa com o objetivo de otimizar o uso dos grãos de cereais como milho e sorgo através de métodos de processamento de grãos, além dos estudos sobre níveis ideais de fibra em dietas para zebuínos.
BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?
Flávio Portela Santos: Os desafios serão cada vez maiores para os confinadores brasileiros e a profissionalização da gestão do processo produtivo será determinante para a permanência e crescimento na atividade.
Quem merece ganhar o Prêmio BeefPoint Confinamento? Clique Aqui e Vote!
Confira a Programação do Interconf 2013
Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.