Fomento à criação de associações e cooperativas de produtores e também a grupos para troca de experiências; criação de um programa estadual de produção, um pólo calçadista e de um selo de qualidade para o couro tocantinense são algumas das ações determinadas no Fórum Estadual das Cadeias Produtivas da Carne e do Couro, realizado essa semana no auditório da Assembléia Legislativa (AL), em Palmas (TO). A carta foi gerada em dois dias de discussões dos participantes, que levantaram os problemas das diversas etapas de produção, comercialização e industrialização dos setores de carne e couro no Tocantins.
Miguel da Rocha Cavalcanti, coordenador do BeefPoint, apresentou palestra sobre Tendências e Perspectivas da Cadeia da Carne no Brasil, na segunda-feira, 15/08, primeiro dia de trabalho do fórum.
Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, a Carta do fórum será encaminhada à AL e ao Executivo do estado. “Alguns desses pontos serão transformados em leis e outros em normas”, frisou.
Ainda conforme Sahium, a secretaria vai ajudar os produtores na melhoria da qualidade da carne do boi e também com relação à sanidade, alimentação, manejo e genética. “O que vamos incentivar bastante é o cooperativismo. Eles mesmos vão pagar o trabalho do frigorífico e vão vender a carne, dividindo melhor as atribuições”, avisou.
Com relação à produção de couro, o fórum decidiu que há necessidade da instalação de um pólo calçadista, implantação de um selo de qualidade e a formação de cooperativas e associações de produtores do setor no estado.
Ainda faz parte da carta a proposta de criação de um programa estadual para a produção de couro e a adequação do Proindústria ao setor.
Para o presidente do Fundo Privado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Fundeagro), Ângelo Crema Marzola Júnior, a discussão dos problemas e apresentação de possíveis soluções para os gargalos do setor representam um amadurecimento da cadeia produtiva. “É muito importante esta discussão e, principalmente, com a presença dos representantes legítimos da cadeia”, frisou, destacando que o fórum foi altamente positivo quanto ao levantamento de mecanismos visando alavancar o setor.
Fonte: Jornal do Tocantins (por Samuel Lima), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Parabéns pelo documentário, e que posso dizer que o Tocantins, como morador e pecuarista, tem um dos maiores potenciais ainda não explorados do Brasil, pela sua topografia, localização, e pela ferrovia e hidrovia rio Tocantins, que o corta em toda extensão.
O que falta é que grandes grupos e empresas aqui se façam presente.
Parabéns pela iniciativa do encontro, tem meu apoio, como técnico, pecuarista e morador deste estado.
Paulo Villela