BH registra queda de preço da carne
16 de agosto de 2005
EUA não seguem regras contra vaca louca
17 de agosto de 2005

Fórum define ações para cadeia da carne no TO

Fomento à criação de associações e cooperativas de produtores e também a grupos para troca de experiências; criação de um programa estadual de produção, um pólo calçadista e de um selo de qualidade para o couro tocantinense são algumas das ações determinadas no Fórum Estadual das Cadeias Produtivas da Carne e do Couro, realizado essa semana no auditório da Assembléia Legislativa (AL), em Palmas (TO). A carta foi gerada em dois dias de discussões dos participantes, que levantaram os problemas das diversas etapas de produção, comercialização e industrialização dos setores de carne e couro no Tocantins.

Miguel da Rocha Cavalcanti, coordenador do BeefPoint, apresentou palestra sobre Tendências e Perspectivas da Cadeia da Carne no Brasil, na segunda-feira, 15/08, primeiro dia de trabalho do fórum.

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, a Carta do fórum será encaminhada à AL e ao Executivo do estado. “Alguns desses pontos serão transformados em leis e outros em normas”, frisou.

Ainda conforme Sahium, a secretaria vai ajudar os produtores na melhoria da qualidade da carne do boi e também com relação à sanidade, alimentação, manejo e genética. “O que vamos incentivar bastante é o cooperativismo. Eles mesmos vão pagar o trabalho do frigorífico e vão vender a carne, dividindo melhor as atribuições”, avisou.

Com relação à produção de couro, o fórum decidiu que há necessidade da instalação de um pólo calçadista, implantação de um selo de qualidade e a formação de cooperativas e associações de produtores do setor no estado.

Ainda faz parte da carta a proposta de criação de um programa estadual para a produção de couro e a adequação do Proindústria ao setor.

Para o presidente do Fundo Privado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Fundeagro), Ângelo Crema Marzola Júnior, a discussão dos problemas e apresentação de possíveis soluções para os gargalos do setor representam um amadurecimento da cadeia produtiva. “É muito importante esta discussão e, principalmente, com a presença dos representantes legítimos da cadeia”, frisou, destacando que o fórum foi altamente positivo quanto ao levantamento de mecanismos visando alavancar o setor.

Fonte: Jornal do Tocantins (por Samuel Lima), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Paulo José Villela disse:

    Parabéns pelo documentário, e que posso dizer que o Tocantins, como morador e pecuarista, tem um dos maiores potenciais ainda não explorados do Brasil, pela sua topografia, localização, e pela ferrovia e hidrovia rio Tocantins, que o corta em toda extensão.

    O que falta é que grandes grupos e empresas aqui se façam presente.

    Parabéns pela iniciativa do encontro, tem meu apoio, como técnico, pecuarista e morador deste estado.

    Paulo Villela