Indústrias prevêem mais exportações de carne
2 de janeiro de 2001
Incertezas motivam nova sorologia no Sul do país
4 de janeiro de 2001

Franceses ampliam seu controle contra a vaca louca

A França antecipou-se aos demais países-membros da União Européia (UE) ao lançar, ontem, um ambicioso programa para o controle semanal de cerca de 20 mil animais contra a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como a doença da vaca louca, segundo informa reportagem da Gazeta Mercantil, originária do jornal Dow Jones Newswires.

Com isso, o governo da França tomará a iniciativa na União Européia, requisitando testes em todas as vacas de mais de 30 meses de idade, a começar em janeiro, e não em julho, conforme previsto inicialmente pelos técnicos da UE.

Quando o temor em relação à vaca louca atingiu seu ápice em novembro, os 15 países-membros da União Européia (UE) decidiram que todas as vacas visadas seriam testadas nos matadouros antes de entrarem na cadeia alimentar.

As estimativas dos cientistas e técnicos do setor são de que as vacas mais velhas sejam mais propensas a contrair a EEB. Cerca de 20 mil a 25 mil vacas com mais de 30 meses são abatidas semanalmente por conta da doença. Dos 5,7 milhões de vacas na França, 2,3 milhões, ou 40%, têm mais de 30 meses de vida.

Ao mesmo tempo, as autoridades veterinárias do país europeu detectaram um novo caso de vaca louca ontem, na região sudeste de Tarn. Segundo a legislação francesa, a vaca infectada e o rebanho ao qual pertence serão sacrificados.

fonte: Gazeta Mercantil

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress