O frigorífico argentino Paladini, líder nas vendas de frios e embutidos, decidiu diversificar seus negócios e ingressar no mercado de exportação de carne bovina. A empresa acaba de concluir a construção de uma planta para criação de bovinos e produção de carne, com um investimento de US$ 7,5 milhões, e prepara-se para iniciar suas exportações à Europa em julho deste ano.
As novas instalações, que somam 7 mil metros quadrados, localizam-se no mesmo prédio onde hoje a empresa tem sua fábrica de produção de frios, em Villa Gobernador Gálvez, Rosário.
Até agora, o Paladini estava processando em seu frigorífico de suínos alguns bovinos, cuja carne era utilizada pela própria empresa para o processamento de determinados frios e embutidos. No entanto, a empresa vinha planejando há 1,5 ano o projeto de começar a vender carne bovina. A reabertura do mercado europeu para as exportações argentinas, em fevereiro deste ano, foi o incentivo final à realização deste projeto.
“Por ser um frigorífico novo, obtivemos uma cota Hilton de 300 toneladas para o período que se inicia em 1o de julho. A idéia é vender nossos produtos na Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, Holanda e Bélgica, apesar de estarmos também em busca de novos mercados na região, aproveitando que a capacidade de produção total da fábrica é de mais de mil toneladas anuais”, disse o gerente geral da empresa, Rubén Aguerópolis.
Em uma primeira etapa, o Paladini projeta alcançar um faturamento de US$ 18 milhões anuais mediante a exportação de cortes de carne bovina. Além disso, não descarta a possibilidade de, futuramente, começar a comercializar seus produtos em nível local, aproveitando o reconhecimento que a marca Paladini tem no mercado interno, graças a suas linhas de frios e salsichas.
Projeto paralisado
Juntamente com o projeto do frigorífico para produzir carne bovina, o Paladini também tem em mente a construção de novos locais de criação, que deverão ser localizados nas províncias de Santa Fé e São Luis. Com este empreendimento, que deverá demandar um investimento de US$ 18 milhões, o objetivo da empresa é integrar de forma completa toda sua produção, e se auto-abastecer.
No entanto, este projeto, no momento, encontra-se paralisado, devido à crise econômica e à queda das vendas no mercado interno. “Como financiamos todos os projetos de investimento com fundos próprios, preferimos, neste momento, dar prioridade à fábrica de processamento de carne bovina, que nos abrirá a oportunidade de exportar”.
Atualmente, o Paladini conta com duas fábricas em Rosário. A empresa é também dona do frigorífico Fela, localizado em Arroyo Seco, com o qual comercializa uma segunda linha de frios e embutidos com a marca Fela.
O frigorífico Paladini foi fundado em 1923 e é uma das poucas empresas de capital 100% familiar e nacional que sobrevive no mercado argentino. A companhia fechou seu último balanço anual em junho de 2001, com um faturamento de 135 milhões de pesos (US$ 42,31 milhões), que representa uma queda de cerca de 10% com relação aos números do ano anterior.
Fonte: La Nación (por Alfredo Sainz), adaptado por Equipe BeefPoint