O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Fortes de Almeida, preside hoje, às 14h, no Rio de Janeiro, o seminário “Ações contra o abate de animais sem inspeção higiênico-sanitária e criações irregulares – 2002”. Entre outras medidas, o relatório final do encontro deverá solicitar apoio ao Ministério Público para que os municípios cumpram a legislação vigente, garantindo a origem da carne com o certificado de inspeção sanitária.
Representantes do governo estadual do Rio de Janeiro, dos municípios, de associações de supermercados, de criadores, do Ministério Público Estadual e de entidades civis discutirão medidas de combate ao abate de animais sem inspeção higiênico-sanitária.
Segundo o Delegado Federal de Agricultura do Rio de Janeiro, Pedro Cabral, o relatório final vai propor também uma campanha de conscientização da comunidade para exigir o certificado de origem das carnes consumidas. “Precisamos da colaboração do Ministério Público determinando aos envolvidos com a criação, abate e comercialização o cumprimento da lei, garantindo assim o consumo de alimentos de boa qualidade”.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint