Apesar da paralisação de 19 plantas frigoríficas em Mato Grosso, a ociosidade nas indústrias do setor aumentou em agosto, apresentando a maior queda do ano na utilização da capacidade real. No 8º mês de 2015 foram abatidos 276,1 mil bovinos e para isso foi utilizada 59,6% da capacidade frigorífica. Cálculos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que essa utilização real caiu 20,8 pontos percentuais, já que em julho foi usada 80,4% da capacidade para abater 388,1 mil animais.
Segundo os analistas do Imea, essa ociosidade foi elevada pela brusca redução no nível de abate: de julho para agosto foi observada a maior variação negativa dos últimos 13 anos. O volume de abates registrado em agosto também foi o menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2009 pelo Instituto.
O Imea reforça que a oferta restrita de animais disponíveis para o abate em Mato Grosso tem prejudicado a escala nos frigoríficos. Contudo, há expectativa de melhora na oferta com as entregas dos animais provenientes dos confinamentos no último quadrimestre de 2015.
Fonte: Gazeta, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.