Mercado Físico da Vaca – 18/02/10
18 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 19/02/10
22 de fevereiro de 2010

Futuro da Rastreabilidade Bovina no Brasil

A recente aprovação de um lei federal instituindo a rastreabilidade obrigatória na pecuária brasileira, o acordo firmado entre o Ministério Público, o GreenPeace e os grandes frigoríficos no sul do Pará, notícias sobre a implantação da GTA eletrônica, a divulgação da criação de um protocolo próprio pela ABRAS (associação dos supermercados) e o encaminhamento para consulta pública de uma nova instrução normativa ajustando o atual SISBOV, entre outros fatos similares, demonstram claramente que a rastreabilidade é um assunto que passou a fazer parte permanente da pauta da pecuária brasileira.

Atualmente os principais objetivos das rastreabilidades bovina/bubalina no mundo são: o controle sanitário, ambiental e fornecer ao consumidor maiores informações sobre o produto (aumento da sensação de qualidade do produto). O processo de rastreabilidade ainda promove outros benefícios indiretos, como melhoria nos controles e gestão da propriedade, possibilidade de redução de custos financeiros de empréstimos decorrentes da transparência que a rastreabilidade oferece a instituição financeira no monitoramento dos animais oferecidos em garantia, etc.

As dificuldades

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos produtores, com toda a burocracia do SISBOV, alterações de regras e mudanças de Instruções Normativas; algumas dificuldades enfrentadas foram decorrentes também de falta de planejamento, de investimento necessário em ferramentas de apoio adequadas (softwares e hardwares) e do correto dimensionamento e capacitação / treinamento da mão-de-obra envolvida, e por isso é preciso uma auto-crítica sincera dos produtores. Muitas vezes tentou-se implantar novos procedimentos sem os devidos cuidados e nunca é fácil assumir as próprias falhas.

Entendemos que a resistência a mudanças é natural do homem, mas constantemente somos obrigados a mudar para sobreviver e evoluir. E os pecuaristas devem estar atentos as novas exigências do mercado. Tropeços fazem parte do caminho, mas só àqueles que levantarem e continuarem a jornada atingirão seus objetivos.

Em meio a este cenário de incertezas e temores de todos os atores da cadeia, não podemos esquecer que muito foi investido na implementação/adaptação das propriedades, certificadoras, empresas desenvolvedoras de hardwares e softwares para a manutenção da rastreabilidade de acordo com as normas do SISBOV. Abandonar este processo agora, após tanto investimento: humano, técnico, financeiro, entre outros, pode significar a perda total dos investimentos, que dificilmente poderão ser redirecionados à outras atividades.

As soluções

Por todas estas dúvidas, gostaríamos de esclarecer ao produtor com dificuldades sobre a disponibilidade no mercado de consultores competentes que podem ajudá-lo a ajustar seus procedimentos às exigências da norma e a existência de operadores qualificados a quem os produtores podem delegar parte do trabalho. Não faz sentido cada produtor virar um especialista na norma e a certificadora não deve desempenhar este papel para evitar conflitos de interesse.

Também existem no mercado softwares especializados no controle da rastreabilidade bovina e na coleta de dados de campo (softwares ou módulos de curral) que podem auxiliar muito o produtor em seu trabalho.

Qual a melhor tecnologia? Depende de cada caso. O ideal é que todas as tecnologias utilizadas estejam integradas. Por exemplo, o software coletor de dados utilizado deve “conversar” com todos os periféricos necessários (leitores de códigos de barras, de radio freqüência, balanças eletrônicas, GPS, etc) e com o software de gestão da rastreabilidade.

E se o produtor deve adquirir/alugar e operar estas ferramentas ou delegar/sub-rogar a tarefa de coleta de dados também vai depender de cada caso (tamanho do rebanho, mão-de-obra disponível, localização, etc). Temos casos de equipes volantes de coleta de dados no Uruguai operando com sucesso.

Apesar das resistências a rastreabilidade bovina, ela veio para ficar. Cada vez mais mercados a exigirão. Modelos voluntários exigem incentivos econômicos compatíveis com os custos adicionais do processo. A responsabilidade pelos registros é sempre do produtor e ele precisa se qualificar. Aqueles que decidirem prosseguir rastreando seus rebanhos devem contar com softwares que estejam prontos para “trocar dados” diretamente com a BND, pois este é o futuro.

Os softwares de rastreabilidade líderes de mercado

Apesar de toda a turbulência envolvendo a rastreabilidade bovina brasileira (SISBOV), a SOFTWAY, que sempre prezou por planejamento, visão futura e tecnologia, se adianta e oferece aos produtores os únicos softwares do mercado, DATACOLLECTION e TRACESYS, que são compatíveis tanto com a IN17 quanto com a nova IN 65 (nova instrução normativa do SISBOV). Ambos os softwares foram adaptados e melhorados para o atendimento dos produtores de acordo com a nova IN 65 e poderão ser utilizados após implementação da nova norma para a rastreabilidade bovina brasileira, sem maiores problemas a produção de carne.

Com o DATACOLLECTION e o TRACESYS o produtor poderá coletar dados no curral, gerenciar sua propriedade e enviar todas as informações exigidas pela BND, assim como, acessar todos os dados referentes à sua propriedade e animais armazenados na BND. Todas estas funcionalidades podem ser realizadas utilizando estes dois softwares que são 100% integrados e seguros. Atualmente este papel é realizado pelas certificadoras que atualmente utilizam nossos sistemas, sendo o TRACESYS e o DATACOLLECTION lideres de mercado em seus segmentos, atendendo mais de 33% dos ERAS ativos no Brasil.

O DATACOLLECTION é o mais amigável software do mercado, desenvolvido para auxiliar o peão a coletar dados de manejo de bovinos durante o trabalho no curral, tais como: entradas, saídas, inventários, pesagens diretas da balança, vacinações, movimentações entre pastos, controle de pastos, etc.

O DATACOLLECTION agiliza o manejo de curral ao coletar dados rapidamente, reduzindo o estresse dos animais e seus impactos. As coletas são tão rápidas que é possível cadastrar as características de um animal, brincá-lo, coletar o seu peso diretamente de uma balança eletrônica e soltá-lo em menos de 15 segundos.

Carga de Dados

A carga de dados referente à propriedade, produtor e animais pode ser realizada por meio de integração com o software TRACESYS, extrato de animais vivos (disponibilizados pela BND) ou por planilha Excel preenchida com tais informações. Não é necessário que o usuário preencha tais dados de forma manual.

Identificação do animal

O DATACOLLECTION permite a digitação do código de identificação individual do animal, ou a utilização de leitores de código de barras, ou de leitores de RFID (brincos eletrônicos) para captura automática do dado.

Uso de Filtros durante a coleta dos dados

Permite selecionar o sexo, raça, idade e lote dos animais trabalhados. Tal funcionalidade ajuda o usuário criar um maior número de críticas evitando erros.

Precisão de dados

Qualquer erro ou divergência na coleta dos dados (por exemplo: erros de digitação do código de identificação) é detectado pelo software, que alerta ao usuário na hora. O DATACOLLECTION é o único software de coleta de dados que faz as críticas de cumprimento de quarentena e noventena sem a necessidade da inserção de tais dados de forma manual. Isto permite uma coleta de dados segura e precisa, acabando com prejuízos e desclassificações de lotes que os erros geram.

Exportação de Dados e Documentação

O DATACOLLECTION acaba com todo o trabalho de preenchimento manual de planilhas e posterior digitação destes dados em outros sistemas, eliminando o re-serviço e risco envolvidos. Ele gera automaticamente relatórios e planilhas Excel, dos dados coletados, assim como os comunicados de entrada e saída de animais – eliminando o uso do DIA (documento de identificação animal). Por meio da integração com o TRACESYS, o produtor poderá enviar todos os dados coletados no curral diretamente a BND, assim como regulamenta a nova IN 65, nova instrução normativa do SISBOV.

Pesagens

Cálculo instantâneo do ganho de peso (diário e absoluto) de cada animal, bem como do peso (acumulado e médio) de cada lote. Captura pesagens diretamente da balança, sem que haja necessidade de uma pessoa coletando os pesos, redigitando pesos ou acionando a pesagem da balança.

GPS (Global Position System)

Pensando na segurança dos pecuaristas que não podem estar presentes a cada manejo do rebanho e nas necessidades do mercado de monitoramento, integramos nosso software com equipamentos de GPS, permitindo que se saiba com segurança onde e quando cada dado foi coletado.

Integração Trace Sys

O DATACOLLECTION pode trabalhar integrado ao TRACE SYS, a melhor solução do mercado para Rastreabilidade, Certificação e Monitoramento. Sincronização automática pela web, via downloads e uploads de arquivos.

O TRACESYSé uma ferramenta de software madura, desenvolvida pela SOFTWAY e em uso desde 2003, para controle de todo o processo de identificação e monitoramento de bovinos.

O TRACESYS atende às necessidades da IN17 (instrução normativa atual para a rastreabilidade bovina) e já está pronto para o atendimento da IN 65 (nova instrução normativa para a rastreabilidade bovina), buscando sempre se antecipar às demandas futuras, oferecendo grande flexibilidade e excepcional controle de todas as etapas do processo de rastreabilidade bovina e agora também atendendo necessidades de gerenciamento das propriedades.

É uma ferramenta 100% multi-usuário, que permite definir quais funcionalidades cada tipo de usuário específico poderá acessar, seja para registrar ou consultar dados. Isso significa segurança e versatilidade.

É também, uma ferramenta 100% WEB, que permite acesso a todos os usuários de maneira fácil e com baixo custo. Os dados são inseridos diretamente por representantes ou pecuaristas, com validação instantânea de dados, reduzindo, assim, erros e permitindo maior agilidade. Por ser 100% WEB o usuário poderá controlar sua propriedade ou rebanho de qualquer lugar que tenha internet, sem a necessidade de instalação do sistema no computador utilizado.

Comunicação em tempo real (on-line) com a BND. Atualmente esta comunicação é direta, porém intermediada em alguns casos pela certificadora (como normatiza a IN 17). Porém a nova IN 65 permitirá aos produtores comunicação direta com a BND, sendo o TRACESYS a ferramenta ideal para tal comunicação.

A estrutura do TRACESYS permite o vínculo automático entre o pedido de cadastramento de um novo animal e o pedido de brinco, com interface direta para os fabricantes de brinco, acelerando e permitindo, assim, o rastreamento de cada pedido.

O TRACESYS busca automaticamente na BND os abates comunicados pelos frigoríficos, e pode já atualizar o DATACOLLECTION, para realizar coletas com maior critério e segurança.

Dispõe de inúmeros relatórios de controle zootécnico, dispensando a aquisição e alimentação de um segundo software de gestão.

O TRACESYS não é apenas um software, mas sim uma solução completa de Prestação de Serviços em Tecnologia da Informação. A SOFTWAY hospeda o Trace Sys e o banco de dados da certificadora, empresa de monitoramento ou produtor em seu Data Center e disponibiliza um canal de comunicação para que nosso cliente, seus representantes / operadores, supervisores / auditores e pecuaristas o acessem. A SOFTWAY garante a proteção dos dados com softwares de antivírus e firewall, além de realizar a rotina diária de backup e contar com um servidor espelho remoto, que permite que seu cliente tenha foco em seus negócios, poupando-o de preocupações tecnológicas.

Assim, o produtor terá as melhores e mais especializadas ferramentas para que consiga gerenciar todo seu rebanho com ou sem rastreabilidade, aumentando a sua eficiência de produção, lucratividade e utilizando as tecnologias de ponta em sua propriedade.

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress