BM&F: boi para outubro fecha em R$58,65/@
21 de fevereiro de 2006
Brasil, Argentina e aftosa
23 de fevereiro de 2006

Gabriel Maciel pode deixar a SDA

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, está perto de deixar o cargo por causa do desgaste nas suas relações com o ministro Roberto Rodrigues, após publicação de nota pública, onde Rodrigues cobrou Maciel pelo descumprimento de uma determinação sua para suspender a emissão de certificados de exportação de carne para a Rússia. O ministro pediu explicações de Gabriel Maciel e estendeu a responsabilidade ao diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira.

O desgaste de Maciel, importante operador das medidas de controle do surto de febre aftosa no país, começou com a demora no repasse dos recursos aos estados pelo ministério, no início de outubro. Em um documento interno, Rodrigues culpou diretamente Maciel pelo atraso. À época, o Mato Grosso do Sul, que comunicara um foco da doença, não havia recebido nenhum centavo dos R$ 3,5 milhões previstos para o combate à doença.

O secretário não gostou da cobrança por entender que não tinha responsabilidade. As relações esgarçaram, mas continuaram respeitosas. Agora, a cobrança pública de Rodrigues expôs o secretário e pode precipitar sua saída.

O secretário tem sofrido, segundo auxiliares, com a dificuldade em controlar algumas áreas de sua secretaria, mesmo problema de antecessores recentes. Historicamente dirigida por um grupo de veterinários, a SDA é apontada como corporativista. Resistiria a cumprir ordens de dirigentes estranhos à carreira e reagiria a intervenções superiores, inclusive do próprio ministro.

Antes de Maciel, o atual chefe de gabinete do ministro, o agrônomo Maçao Tadano, teria deixado o posto exatamente por pressões internas. Há, de acordo com assessores do ministério, uma divergência histórica entre agrônomos e veterinários, além de parte dos dirigentes ser apontada como “muito próxima” de deputados, senadores e empresários do setor.

A notícia é de Mauro Zanatta, para o Valor.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress