Porque utilizar protocolos de sincronização na reprodução animal?
3 de setembro de 2008
Fuga de especuladores derruba preços de commodities
5 de setembro de 2008

Genética é sinônimo de valorização no mercado

O mercado tem cada vez mais valorizado animais de alta genética. Com o objetivo de aprimorar e divulgar a genética do rebanho nacional a 1ª edição da Expogenética abriu as portas para os programas de melhoramento genético, empresas de inseminação artificial, pesquisadores e pecuaristas que investem no melhoramento de seus rebanhos.

O mercado tem cada vez mais valorizado animais de alta genética. Com o objetivo de aprimorar e divulgar a genética do rebanho nacional a 1ª edição da Expogenética abriu as portas para os programas de melhoramento genético, empresas de inseminação artificial, pesquisadores e pecuaristas que investem no melhoramento de seus rebanhos.

Mais uma vez a raça Nelore se destacou pelo número de animais expostos. No total foram 304 animais que representaram 50% do total. Entre os programas de melhoramento genético da raça Nelore estavam o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN – Programa Nelore Brasil), oficial da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Paint da Lagoa da Serra, Conexão Delta G, Geneplus da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora do evento.

O Programa Nelore Brasil apresentou 228 animais e levou a leilão 106 animais. Ao todo foram 25 fazendas expositoras. Jeferson Nomelini, gerente de marketing da ANCP afirmou que “A participação foi muito positiva. Tivemos 23 fazendas interessadas em ingressar no programa e estão em fase de regulamentação”. Nomelini disse ainda que é importante lembrar que o programa de melhoramento genético não cria característica no rebanho e, sim, identifica e seleciona. “Para se conseguir um bom resultado com a avaliação genética é necessário definir os objetivos e critérios de seleção, fazer planejamento genético dos acasalamentos, saber escolher os touros e usar as tecnologias disponíveis hoje no mercado”, ressaltou.

Segundo dados da ANCP, os animais de um ano de idade, pertencentes aos rebanhos avaliados pelo Programa Nelore Brasil, pesam hoje 1/3 de arroba a mais (5 quilos) do que os animais avaliados no início do programa.

Além de apresentar o Programa Nelore Brasil, a ANCP promoveu um mini-curso e uma dinâmica que reuniu 700 pessoas no total.

A comercialização de touros nos leilões foi mais uma amostra da valorização da genética do rebanho Nelore. O Leilão Touros de Uberaba, promovido pelo criador Luciano Borges, do Rancho da Matinha, apresentou 193 reprodutores PO e atingiu a excelente média geral de R$ 10.126,00. Em seu leilão, Borges ofertou touros nos quais 70% das irmãs emprenharam aos 17 meses, resultado do trabalho em busca da precocidade, genética para reduzir a idade primeiro parto.

Para André Locateli, gerente executivo da ACNB, a Expogenética é um evento pioneiro que atingiu os seus objetivos. “Reuniu pesquisadores e participantes dos principais Programas de Melhoramento Genéticos das Raças Zebuínas para apresentar os resultados alcançados com a aplicação prática das ferramentas disponibilizadas e discutiu os caminhos a serem seguidos em busca do melhoramento animal focado para o atendimento das demandas de mercado”, concluiu.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de comunicação da ACNB (ContatoCom > Comunicação Integrada)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress