Uma das bases para o sucesso na pecuária moderna é a integração entre gestão e equipe. Sem proximidade e alinhamento, os melhores planejamentos podem falhar. O desafio, portanto, está em garantir que gestores e colaboradores não só compartilhem os mesmos objetivos, mas também atuem como uma unidade coesa.
Em fazendas de alto desempenho, o gestor está presente, conhece o dia a dia e participa dos desafios da equipe. Essa proximidade não é opcional — é essencial. Quando o gestor está distante, decisões podem se basear em suposições, e problemas críticos passam despercebidos.
Como exemplo, fazendas que mantêm equipes com baixa rotatividade frequentemente têm gestores que “arregaçam as mangas” e lideram pelo exemplo.
Alta rotatividade é sinônimo de prejuízo. Quando colaboradores saem antes de amadurecer no aprendizado, o negócio perde eficiência e tempo. Algumas estratégias para reter talentos incluem:
Gestores de sucesso criam um ambiente de diálogo aberto. Comunicação respeitosa, feedback claro e orientação prática garantem que a equipe esteja alinhada com as metas. Além disso, uma comunicação cativante é capaz de engajar colaboradores, gerando um desejo genuíno de aprender e crescer.
A liderança tem um peso enorme no sucesso da fazenda. Como um facilitador, o gestor precisa:
Com integração entre gestão e equipe, a fazenda se transforma. Projetos se tornam mais consistentes, e a eficiência aumenta. Proximidade, treinamento e comunicação não são apenas estratégias, mas pilares que sustentam um negócio competitivo e sustentável.
E você, como tem integrado sua equipe na gestão do dia a dia?
==
Esse conteúdo foi extraído da Universidade BeefPoint.
Para ter acesso imediato a centenas de conteúdos como esse, acesse: https://gestao.agrotalento.com.br/universidade-beefpoint
Inscreva-se por apenas R$ 1,00 os primeiros 30 dias e tenha acesso a esse e vários outros conteúdos especializados sobre a pecuária global.