Incidência de anestro em vacas de corte em lactação e em vacas de leite
14 de março de 2002
EUA: Lançada campanha promocional da carne no Japão
18 de março de 2002

Goiás quer aumentar comércio com a Grécia

Atendendo a convite do embaixador grego no Brasil, Stratos Doukas, um grupo de empresários goianos, coordenado pelo secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, visitou ontem a embaixada da Grécia em Brasília, para discutir o incremento das relações comerciais com este país. Durante o encontro, o embaixador grego nomeou uma série de produtos que a Grécia pode importar, bem como outros que pode exportar para Goiás e oficializou convite para que uma missão empresarial goiana visite a Grécia em meados do ano.

Para fundamentar a importância desse contato comercial direto, o embaixador contou, bem humorado, que antes do Natal passado a Grécia tentou importar peru do Brasil, mas como não obteve sucesso, recorreu ao mercado italiano, onde adquiriu produto de origem brasileira. “Precisamos mudar urgentemente essa realidade. Nosso comércio com a Grécia ainda é muito incipiente, embora o país possa constituir-se em mais uma importante alternativa para a entrada de nossos produtos na União Européia”, diz Schreiner.

Propostas

De acordo com o secretário da Agricultura, os empresários goianos encaminharão à embaixada grega documentos detalhados sobre seus produtos e eventuais demandas, para que o embaixador repasse ao empresariado grego, durante viagem que fará a seu país no final do mês. O embaixador prometeu, também, articular a visita de uma missão goiana à Grécia, em data ainda a ser definida, mas que pode ser em junho ou julho. Schreiner, por sua vez, pediu a Doukas para que transmita às entidades empresariais gregas o convite para que uma missão comercial visite a exposição agropecuária de Goiás, em maio próximo, em Goiânia.

De acordo com Schreiner, a Grécia manifesta interesse por produtos como óleo de soja, farelos, carnes e grãos em geral, ao passo que disponibiliza para seus parceiros diversos produtos manufaturados, dentre eles, sistemas para produção de energia solar.

Contatos

“Não tenho dúvida de que esse estreitamento de relações será de grande importância para o produtor goiano, pois a inserção no mercado externo pressupõe o estabelecimento de contatos, o fortalecimento de vínculos que sedimentem a confiança recíproca”, diz o secretário, destacando o interesse em se eliminar os intermediários no comércio entre os dois países. Ele lembra que a Grécia consome carne bovina brasileira adquirida através do Canadá.

Além do secretário da Agricultura, cerca de 15 pessoas participaram do encontro, que terminou com um almoço oferecido pelo embaixador grego. Dentre outras entidades, estiveram representadas a Federação das Indústrias (Fieg), a Federação da Agricultura (Faeg), o Sindicato das Indústrias de Carnes (Sindicarne), a Cooperativa Mineiros de Fibras e Alimentos (Comfia), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Secretaria da Indústria e Comércio, além de diversos frigoríficos e das empresas Braspelco e Perdigão.

Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.