Brasil Foods inicia transferência de ativos à Marfrig
6 de junho de 2012
ABHB: Carne Certificada Pampa se destaca em mercado exigente
6 de junho de 2012

Greenpeace acusa JBS de descumprir acordo de desmatamento

Um novo relatório da ONG ambientalista Greenpeace, divulgado nesta quarta-feira (05), traz uma série de acusações contra a JBS. Segundo o documento, a empresa descumpre o compromisso firmado com a ONG em 2009 de não comprar carne de gado de fazendas que realizassem atividades ilegais, como desmatamento, uso de trabalho em condições análoga ao escavo e invasão de terras indígenas ou áreas protegidas.

Um novo relatório da ONG ambientalista Greenpeace, divulgado nesta quarta-feira (06), traz uma série de acusações contra a JBS. Segundo o documento, a empresa descumpre o compromisso firmado com a ONG em 2009 de não comprar carne de gado de fazendas que realizassem atividades ilegais, como desmatamento, uso de trabalho em condições análoga ao escavo e invasão de terras indígenas ou áreas protegidas.

Na época, outras empresas brasileiras do setor, incluindo a Marfrig, Minerva e Bertin, também assinaram o acordo com critérios mínimos para operações com gado e produtos bovinos em escala industrial na Amazônia. Em 2011, o Greenpeace foi a campo para verificar se JBS e as demais companhias estavam cumprindo o que prometeram no acordo público firmado dois anos antes. O estado escolhido para análise foi o Mato Grosso, um dos estados onde as empresas mantém operações ou fornecedores.

Na avaliação do Greenpeace, a implementação do compromisso tem sido muito lenta. Ao contrastar as medidas adotadas pelas empresas no cumprimento dos critérios mínimos definidos três anos antes, a ONG afirma que o JBS é, entre as empresas, a que “falhou em todos os sentidos”. Conforme o relatório, a JBS falha em prevenir a criação de gado em terras desmatadas recentemente e em proibir que atividades ilegais entrem em sua cadeia de fornecimento.

Procurada pela reportagem, a JBS afirmou que ainda não teve conhecimento do relatório completo, mas assim que tiver, ele será devidamente analisado e os pontos de divergência serão tecnicamente esclarecidos a todos. A nota enviada à EXAME.com diz ainda: “Esperamos que o Greenpeace venha reconhecer que a JBS é a empresa que se encontra em estágio mais avançado na área de sustentabilidade dentro do setor frigorífico do país, e estamos dispostos a liderar os esforços da indústria nessa área”.

Fonte: Exame, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

Os comentários estão encerrados.