A Gucci escolheu o couro da Fazendas São Marcelo Ltda, do Grupo JD, para fornecer a matéria-prima da linha das bolsas. A iniciativa da grife italiana é pioneira no mundo e mostra que é possível aliar consumo a práticas responsáveis com o meio ambiente.
A grife marca sua estréia no “Desafio Tapete Verde” que pretende despertar a indústria da moda para a sustentabilidade. Os três modelos resultam do cumprimento de 136 critérios sociais e ambientais, entre os quais estão a comprovação do respeito à biodiversidade, ao uso dos recursos naturais, a adoção de medidas para a redução significativa de gases de efeito estufa, do respeito aos direitos trabalhistas , de condições dignas de trabalho , da ausência de mão de obra infantil, em todas as etapas produtivas da carne e do couro utilizados.
A iniciativa da Gucci foi saudada por Sabrina Vigilante, diretora de Iniciativas Estratégicas da Rainforest Alliance como um exemplo brilhante, que demonstra que a pecuária pode gerar benefícios ao meio ambiente, aos pequenos produtores rurais e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar animal.
Fonte: Imaflora, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.