Walter Magalhães Jr: o ideal seria suspender totalmente o funcionamento desses pequenos abatedouros (Leitor Comenta)
2 de abril de 2013
Minerva e JBS fazem processo de redução do grau de endividamento e geração positiva de caixa
2 de abril de 2013

Guilherme Sicca Lopes Sampaio: a raiz do problema sobre a falta de qualidade está no próprio consumidor brasileiro (Leitor Comenta)

Acredito que “99,9%” dos problemas brasileiros sejam solucionados pela educação, como os outros, esse não foge a regra. Basta observarmos as experiências de outros países. Simples condutas geram uma população pensante que exigirá qualidade, forçando toda a cadeia a se modernizar e investir em qualidade.

Guilherme Sicca Lopes Sampaio, leitor BeefPoint, comentou sobre a notícia A inviabilidade técnica dos pequenos matadouros. Leia na íntegra:

“Caro Prof. Pedro Felício, parabéns pelo seu artigo. Muito interessante e esclarecedor. Concordo plenamente com suas considerações.

Penso que esses dados são sérios e preocupantes, mas não inesperados. Analisando apenas os estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) verificamos diferenças discrepantes entre os destinados à exportação em relação aos destinados exclusivamente ao mercado interno. Ainda mais quando comparamos com aqueles que exportam para países como EUA, Japão e Comunidade Europeia.

De forma alguma discordo da ineficiência da máquina pública, mas em minha opinião, a raiz do problema está no próprio consumidor brasileiro. Qualidade tecnológica e higiênico-sanitária demandam altos custos e redução nos lucros, se ninguém exigir qualidade, ninguém investirá em qualidade.

Acredito que “99,9%” dos problemas brasileiros sejam solucionados pela educação, como os outros, esse não foge a regra. Basta observarmos as experiências de outros países. A Austrália com seus programas de qualidade (AUS-MEAT e MSA) tem levado conhecimentos básicos de zootecnia, bem-estar animal, qualidade de abate, qualidade de carcaça, qualidade da carne, cortes cárneos, formas de venda e consumo, dentre outros, a toda a cadeia da carne, desde o pecuarista até o consumidor final, inclusive as crianças, ensinando através de folhetos animados como deve ser uma carne de qualidade. Condutas como essas geram uma população pensante que exigirá qualidade, forçando toda a cadeia a se modernizar e investir em qualidade.

Artigos como esse e o trabalho árduo de divulgação do conhecimento como é feito pelo site da BeefPoint são excelentes formas de expandirmos nossos pensamentos e começarmos a EXIGIR qualidade. Mesmo com algumas críticas negativas, outra fonte interessante de divulgação do conhecimento e, inclusive, de denúncias e protestos, são as redes sociais”.

1 Comment

  1. Luziano Wits disse:

    Muito bem exposto Guilherme, concordo com tudo o que disse, mas ainda existe um pequeno defeito para o consumidor brasileiro, ele exige qualidade mas não gosta de pagar o preço, poucas minorias pagam um preço diferenciado por uma qualidade diferenciada, no fim das contas a maioria prefere buscar um preço baixo antes de escolher uma qualidade diferenciada. O que faz o empresário pensar duas vezes em fazer grandes investimentos para uma qualidade diferenciada no mercado interno onde o produto não é valorizado.