O aumento do preço d boi gordo no Brasil está complicando o fornecimento de carne bovina e reduzindo o volume de cortes desossados, maturados e embalados a vácuo que a indústria brasileira de processamento de carne envia ao Uruguai para abastecimento.
Até o momento, existem vários pedidos de importação de carne bovina brasileira para o abastecimento, antecipando a alta do boi gordo no Uruguai.
Enquanto isso, alguns caminhões com cortes de dianteiro estão entrando para completar o abastecimento. Por sua vez, saíram alguns caminhões com carne uruguaia. Os pedidos de importação e exportação continuam “fluidos”, confirmaram as fontes.
Nos últimos anos, a maior parte da carne bovina vendida no mercado interno tem sido importada, com volumes maiores vindos do Brasil, mas também embarques do Paraguai e Argentina.
Em 2019, a receita da carne bovina importada cresceu e nos últimos dois anos passou de 1,4% em 2015 para 22% no final do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Carnes. Em 2020, os frigoríficos brasileiros estavam com menor oferta de gado, principalmente no Rio Grande do Sul, e os preços dos animais dispararam, o que fez com que vários importadores parassem de trazer o produto em dezembro.
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.