Principais indicadores do mercado do boi –25-10-2018
25 de outubro de 2018
IGC eleva estimativa para produção mundial de grãos em 2018/19
25 de outubro de 2018

Halal Day na Sial gera exportações para empresa brasileira

Na terça-feira (23), os visitantes da Sial Paris, uma das principais feiras de alimentos do mundo, puderam degustar churrasco brasileiro de carne bovina halal e shawarma (sanduíche típico árabe) de frango halal. A ação fez parte do Arab Halal Day, que promoveu o produto halal brasileiro nos pavilhões da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

O evento criou ambiente para encontros entre as empresas e importadores árabes, como ocorreu com a Ramax. “Foi muito importante, muito proveitoso. Nós tivemos um grande privilégio de angariar novos parceiros comerciais, e oportunidade de iniciar novos negócios com clientes do Iraque, Argélia e Palestina, graças a esse evento”, contou Radah Saleh (dir. na foto), sócio e diretor de Oriente Médio e África da trading especializada em proteína animal.

Segundo Saleh, os negócios gerados no evento devem movimentar R$10 milhões já em novembro. Ele acrescentou que o Brasil consegue fazer a diferença no setor de carne bovina halal. “Nós conseguimos fechar negócios atrelados estritamente ao halal. Então foi de extremamente importância, principalmente nos [negócios] da Argélia e Iraque. Isso vai movimentar de imediato esses R$10 milhões”, explica.

A Ramax já havia participado de eventos internacionais e Saleh destaca a importância de momentos como esse. A companhia esteve, por exemplo, na 65ª Feira Internacional de Damasco, na Síria, em setembro, onde a Câmara Árabe manteve um estande em parceria com a embaixada do Brasil.

“Sentimos que tem ficado cada vez melhor. Isso aumenta a credibilidade dos produtores e exportadores de proteínas animais do Brasil frente a consumidores muçulmanos. Eles ficam mais confiantes no processo produtivo, quanto aos cuidados relacionados à produção halal. Com uma confiança maior, estreita o relacionamento com o cliente importador, e o resultado disso são negócios melhores. Agrega bastante valor”, afirmou o empresário.

O evento Arab Halal Day foi promovido pela Câmara Árabe em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Como expositores, os representantes do Marrocos e Egito possuíam um dos maiores pavilhões na Sial. Durante o Arab Halal Day, recebemos principalmente pessoas do Egito e alguns argelinos”, disse a executiva de negócios internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, que esteve na mostra.

O balanço da executiva sobre a ação foi positivo. “Tivemos um grande número de árabes circulando no pavilhão da Abiec, assim como nos dois primeiros dias, e isso justifica estarmos presentes e salientando a importância do mercado árabe”, afirmou Baltazar. “É só o começo, esperamos que iniciativas como essa se repitam para dar esse reforço e alavancar efetivamente a imagem do halal do Brasil e do potencial produtivo do agronegócio brasileiro junto aos consumidores árabes”, concluiu empresário Saleh.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress