Veterinários: a excelência do MAPA
9 de novembro de 2005
Paraná espera o fim das restrições à carne
11 de novembro de 2005

IEA registra alta de 2,35% nos preços agrícolas de SP

Os preços agrícolas subiram 2,35% na primeira semana de novembro, com ganho de 2,62 pontos porcentuais em relação ao mês de outubro, retomando a tendência de alta, conforme levantamento semanal do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Segundo o pesquisador do IEA, Nelson Martin, “o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores teve alta em virtude do crescimento nos preços dos produtos de origem vegetal e do melhor desempenho das commodities, de modo geral”.

Dos 19 produtos analisados, cinco apresentaram crescimento no preço (banana, batata, café, cana-de-açúcar e laranja), enquanto 13 tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, cebola, feijão, milho, soja, tomate, trigo, aves, leite, ovos e suíno).

No segmento animal, a queda nos preços de aves, boi, ovos e suínos levou à redução de 2,16% no preço do grupo.

O pesquisador do IEA observou que o preço do boi gordo apresentou forte alta na primeira quinzena de outubro, após queda contínua desde janeiro de 2005 até setembro. O movimento positivo “foi frustrado pela ocorrência de focos de febre aftosa que, além de paralisar o mercado, desorganizou a cadeia produtiva e as exportações de tal forma que no início de novembro os preços ainda se mostram em queda”, informou.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Tomas Okuda), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress