Após várias restrições no ano passado, a importação de carne bovina paraguaia novamente está autorizada pelo governo federal de entrar no País, desde que a mesma esteja desossada e maturada, informa o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da Delegacia Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, Dr. Heitor Walter de Lima.
De acordo com Lima, se todos seguirem os procedimentos -desossada e maturada- estabelecidos pelo governo não haverá mais complicações com relação às importações. “A carne com osso pode ser um potencial de infecções”, explica.
O governo brasileiro ainda mantém restrições as importações de gado em pé, animal vivo, devido a proliferação da febre aftosa nas fronteiras da Argentina, Bolívia e Paraguai. A partir desses registros, o Brasil suspendeu todas as importações de carne bovina destes paises.
Segundo o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da DSA, já existe demanda do governo paraguaio de estabelecer novas medidas de segurança. “O Paraguai já atende o calendário brasileiro da Campanha contra a aftosa”, comenta.
Lima conta também que a maioria das importações de carne bovina paraguaia são para consumo interno e os maiores mercados consumidores da mesma são os estados do Mato Grosso do Sul e o Paraná. “Acredito que as importações de carne bovina paraguaia sigam dentro da normalidade”, finaliza Lima.
Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint