Demanda por carne bovina aumentou 10,4% no primeiro trimestre nos EUA
27 de maio de 2004
Canadenses consumiram mais carne bovina apesar da doença da EEB
31 de maio de 2004

Importação de carne bovina paraguaia está liberada no Brasil

Após várias restrições no ano passado, a importação de carne bovina paraguaia novamente está autorizada pelo governo federal de entrar no País, desde que a mesma esteja desossada e maturada, informa o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da Delegacia Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, Dr. Heitor Walter de Lima.

De acordo com Lima, se todos seguirem os procedimentos -desossada e maturada- estabelecidos pelo governo não haverá mais complicações com relação às importações. “A carne com osso pode ser um potencial de infecções”, explica.

O governo brasileiro ainda mantém restrições as importações de gado em pé, animal vivo, devido a proliferação da febre aftosa nas fronteiras da Argentina, Bolívia e Paraguai. A partir desses registros, o Brasil suspendeu todas as importações de carne bovina destes paises.

Segundo o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da DSA, já existe demanda do governo paraguaio de estabelecer novas medidas de segurança. “O Paraguai já atende o calendário brasileiro da Campanha contra a aftosa”, comenta.

Lima conta também que a maioria das importações de carne bovina paraguaia são para consumo interno e os maiores mercados consumidores da mesma são os estados do Mato Grosso do Sul e o Paraná. “Acredito que as importações de carne bovina paraguaia sigam dentro da normalidade”, finaliza Lima.

Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.